Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaAlmeidaPaiva.pdf582,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito Lead-Lag entre o mercado futuro e o mercado à vista no Brasil
Autor(es): Paiva, Amanda Almeida
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Econometria
Mercado de capitais
Mercado futuro
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 26-Jun-2013
Referência: PAIVA, Amanda Almeida. O efeito Lead-Lag entre o mercado futuro e o mercado à vista no Brasil. 2013. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia teve como objetivo avaliar a existência de efeito Lead-Lag entre o mercado futuro e o mercado à vista da BM&F Bovespa. Para isso, foi estimado um modelo econométrico baseado no trabalho de Brooks, Rew e Ritson (2001), com alterações na equação de longo prazo conforme utilizadas pro Oliveira Nero, Medeiros e Queiroz (2012). O modelo ecnométrioco foi estimado por Minimos Quadrados Ordinários com o uso de uma matriz covariância Newey-West robusta à autocorrelação e heteroscedasticidade. O estudo de relações de liderança entre diferentes mercados é de grande interesse tanto teórico quanto prático. No campo teórico, evidências dessa relações têm fortes implicações na adoção da Hipótese de Mercados Eficientes (HME) como abordagem teórica padrão, enquanto no campo prático, casos existam, as relação de liderança podem auxiliar na contrução de estratégias rentáveis de negociação de ativos mobiliários. Os resultados encontrados não corroboram a hipótese de existência do efeito Lead-Lag entre esses dois mercados, sendo, portanto, indício favorável à HME.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons