Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DelmaPatriciadePaula.pdf374,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental da EMEF Nelso Alquieri no município de Cacaulandia-RO
Autor(es): Paula, Delma Patrícia de
Orientador(es): Barron Conroy, Juan Adalio
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Ensino fundamental
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: PAULA, Delma Patrícia de. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental da EMEF Nelso Alquieri no município de Cacaulandia-RO. 2012. iv, [51] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Aberta do Brasil, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a presença de atividades lúdicas no contexto escolar e seu significado na construção do conhecimento, buscando refletir sobre sua relevância no processo educacional. No entanto observa-se uma carência no que se refere ao lúdico no ambiente escolar, assim o presente estudo visa investigar a relevância do lúdico como ferramenta pedagógica a ser inserida nos currículos escolares do 1o ciclo do Ensino Fundamental e identificar porque os docentes nãoo a utilizam como um verdadeiro fator educacional. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e a pesquisa de campo para analisar a presença dessas atividades na escola e as dificuldades encontradas pelos professores do 1o ao 5o do Ensino Fundamental da EMEF Nelso Alquieri no município de Cacaulândia-Ro. Trata-se da verificação de como à vista a prática lúdica na sala de aula e como os professores da referida escola tem lançado mão da ludicidade como instrumento a favor do ensino. Dessa forma compreendemos que é preciso que o educador tenha conhecimento do lúdico e suas ações para que incorporem nas suas práxis as manifestações com objetividade, visando realmente aguçar os seus alunos a serem produtores de saberes. Os resultados foram demonstrados no decorrer da pesquisa e pode-se afirmar que a aprendizagem só se dará se tiver sentido para as crianças. Verificou-se também que utilizar o lúdico na educação da criança é fundamental, pois permite o desenvolvimento da iniciativa, da imaginação, da criatividade e do interesse. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to analyze the presence of recreational activities in the school context and its meaning in constructing knowledge through reflections on its relevance in the process educational. No However there is a shortfall in relation to play in the school environment, so The present study aims to investigate the relevance of the play as a pedagogical tool to be inserted in the curricula of the 1st cycle of elementary school and identify why teachers do not use it as a real educational factor. To this end we performed a literature search for theoretical foundations and empirical research to analyze the presence of these activities in school and the difficulties encountered by teachers of the 1st to the 5th Elementary School EMEF Nelso Alquieri of the city of Ro-Cacaulândia. It is the verification of the approach to practice playing in the classroom and how teachers of that school has made use of playfulness as a tool for teaching. Thus we understand that it is necessary that the educator has knowledge of the playful and actions to incorporate into their practice demonstrations with objectivity, in order to really sharpen their students to be producers of knowledge. The results were demonstrated during the research and can say that learning will only occur if it has meaning for children. It was also found that the playful use the child's education is essential because it allows the development of initiative, imagination, creativity and interest.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Federal de Rondônia, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons