Resumo: | A formação de ator em Porto Velho ainda é carente, pois não existem cursos de nível técnico e nem superior, apenas o curso profissionalizante oferecido pelo grupo Abstractus, através do Ponto de Cultura Ponto de Inicio. O uso da tecnologia na sociedade vem cada vez mais tomando espaço, seja por meio da internet, câmera digital, filmadoras e etc. O Ponto de cultura tem como projeto o Ponto de inicio que incentiva e proporciona às pessoas essa formação e disseminação da cultura através do uso das tecnologias. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a importância do uso da tecnologia na formação do ator no município de Porto Velho/RO. Trata-se de pesquisa de caráter exploratório e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do Projeto Ponto de Inicio oferecido pelo grupo Abstractus no ano de 2011. Os dados foram obtidos através de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontaram que 100% fizeram uso de tecnologia durante a formação de ator, 40% utilizaram câmeras digitais, computador e celular, 100% utilizavam esse tipo de tecnologia, 40% usavam como meio de lazer, diversão e projetos pessoais, 60%n o tiveram dificuldades em utilizar as tecnologias, 60% produziram os vídeos utilizando às tecnologias. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The formation of an actor in Porto Velho is still lacking, because there are no courses or technical level and higher, only the professional course offered by the group Abstractus through the Culture Point Home. The use of technology in society is increasingly taking place, either through the Internet, digital camera, camcorders and so on. The point of culture is to project the starting point that encourages and gives people the training and dissemination of culture through the use of technology. This research aims to analyze the importance of using technology in the training of the actor in the city of Porto Velho / RO. This research was exploratory and descriptive. The subjects were five students from Design Point Home Abstractus offered by the group in 2011. Data were collected through a semi-structured instrument containing closed and open questions. The results showed that 100% made use of technology during the formation of actor, 40% used digital cameras, computers and mobile phones, 100% already used this type of technology, 40% used as a means of leisure, entertainment and personal projects, 60% had no difficulty in using the technology, 60% produced the video using the technologies. |