Resumo: | O adoecer é um processo tumultuoso e compromete a liberdade do indivíduo, principalmente a da criança que se volta para a sensação que a cerca: a dor. A internação hospitalar é uma experiência marcante evidenciando sensações aversivas e, nos casos de câncer em crianças, os cuidados devem ser específicos, voltados para o paciente e sua família considerando-os em sua complexidade. A Terapia Ocupacional se envolve com os pacientes buscando possíveis estratégias para o favorecimento do desenvolvimento da criança hospitalizada durante sua reabilitação. Ainda procura promover uma melhora significativa na qualidade de vida e de tratamento dos pacientes pediátricos. Utilizar espaços e recursos com os devidos conhecimentos poderá favorecer o seu bem estar. Um dos melhores meios de se obter um envolvimento da criança com o tratamento é o brincar considerada uma ocupação infantil e possivelmente responsável pela internalização das informações necessárias durante a construção do processo de reabilitação física, cognitiva e sensorial do paciente. Esse trabalho pretendeu avaliar o uso do tablet como recurso terapêutico ocupacional; Verificar os objetivos propostos pelas profissionais durante o tratamento; Observar as percepções do terapeuta na utilização do recurso; além das vantagens, desvantagens e benefícios no uso do iPad no tratamento desse público alvo. O estudo foi realizado no Hospital IOP-GRAACC, uma instituição dedicada ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer, em São Paulo /SP e os sujeitos do estudo foram os profissionais de Terapia Ocupacional atuantes na instituição, no setor de reabilitação que utilizassem o instrumento iPad como recurso terapêutico. A pesquisa foi exploratória, qualitativa e, para coleta dos dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada que mencionava a utilização do tablet, enfocando-o como recurso terapêutico na reabilitação dos pacientes. As possíveis interpretações temáticas serviram de base para a realização de uma análise temática das informações obtidas. Os resultados obtidos produziram um entendimento de que o tablet é um instrumento terapêutico eficiente, prático e rápido em atingir metas e objetivos com as crianças hospitalizadas e em reabilitação no setor de Terapia Ocupacional. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The illness is a turbulent process and compromises the individual freedom, especially to a child, who turns toward to feel the pain. The hospitalization is showing a remarkable experience aversive feeling and, in cases of cancer in children, care must be specific, focused on the patient and on the family, regarding them in their complexity. Occupational Therapy gets involved with patients looking for possible strategies for favoring the development of hospitalized children during their rehabilitation. Still it seeks to promote a significant improvement in quality of life and treatment of pediatric patients. The use of spaces and resources with appropriate expertise can promote their welfare. One of the best ways to get a child's involvement with treatment is through play, which is considered an occupation responsible for the child internalize the information needed during the construction process of physical rehabilitation, cognitive and sensory of the patient. This work intended to evaluate the use of the tablet as a tool of therapeutic occupational; It will check the objectives proposed by the professionals during treatment; It will observe the therapist's perceptions on resource utilization; besides the advantages, disadvantages and benefits of using the iPad in the treatment of this target audience. The study was conducted in IOPGRAACC Hospital, an institution dedicated to treating children and adolescents with cancer in São Paulo / SP and the study subjects were professionals working in Occupational Therapy institution in the rehabilitation sector that used the instrument iPad as a therapeutic resource. The research was exploratory and qualitative, for data collection was applied a semistructured interview that mentioned the use of the tablet, focusing on him as a therapeutic resource for patient rehabilitation. Possible interpretations themes were the basis for conducting a thematic analysis of the information obtained. The results produced an understanding that the tablet is an effective therapeutic tool, convenient and fast to achieve goals and objectives with hospitalized children and rehabilitation in Occupational Therapy. |