Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarolinaSousadaAssuncao.pdf15,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O mestiço de Portinari : uma motivação à sensibilidade artística em Vila Rosário na Bahia
Autor(es): Assunção, Carolina Sousa da
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte - apreciação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: ASSUNÇÃO, Carolina Sousa da. O mestiço de Portinari: uma motivação à sensibilidade artística em Vila Rosário na Bahia. 2012. 67 f.Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2012.
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino da Arte e a sensibilidade artística, desenvolvida na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida da Vila Rosário na Bahia, resultado de aulas e pesquisa de campo realizadas com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental e seus responsáveis. A discussão acerca da educação em Arte e do despertar da sensibilidade artística por meio da obra Mestiço de Candido Portinari, como também a sustentabilidade deste trabalho surge como forma de tornar visível a diversidade étnica e cultural dos alunos, realidade da escola. Por isso, o ensino da Arte apresenta-se como uma experiência de educação viável e apropriada na sala de aula, pois abrange a perspectiva do conhecimento e fortalecimento da identidade dos alunos da Vila Rosário.
Informações adicionais: onografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons