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Título: Formação em Terapia Ocupacional no Brasil : desafios e perspectivas
Outros títulos: Training in Occupational Therapy in Brazil : challenges and prospects
Autor(es): Gaspar, Larissa de Assis
Orientador(es): Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira
Assunto: Terapia ocupacional
Terapeuta ocupacional - formação
Diretrizes curriculares
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: GASPAR, Larissa de Assis. Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: desafios e perspectivas. 2013. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo trata do levantamento histórico e das implicações para o curso de formação superior em Terapia Ocupacional, com análise da produção científica sobre o tema e dos Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas brasileiras para o curso. E tem por objetivo, discutir e discorrer sobre o processo histórico da formação de Ensino Superior em Terapia Ocupacional no Brasil, segundo as perspectivas discutidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o curso. Os dados foram levantados através de pesquisa bibliográfica e documental em sites governamentais, bem como por meio do estudo dos projetos político pedagógicos do curso de Terapia Ocupacional de quatro universidades brasileiras, sendo elas a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Brasília (UnB). Foi realizado estudo descritivo e comparativo entre os dados fomentados pelo MEC e a adequação do curso nas universidades pesquisadas, e categorização da produção científica na área. Foram encontrados onze artigos sobre o tema mostrando que a produção científica na área de formação em Terapia Ocupacional tem apresentado crescimento, mas ainda é carente; a formação superior na USP, UFMG, UFES e UnB ainda seguem as especificidades construídas nas próprias universidades, mas tem cumprido os preceitos do MEC. Contudo, constata-se que a formação voltada para o serviço e comunidade, a melhoria nas universidades formadoras, e o maior apoio tecnológico são necessários para que a profissão possa se firmar como ciência e responder ao processo de constante crescimento do mercado de trabalho. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study is to demonstrate the historical survey and the implications of the course of training in Occupational Therapy through the analysis of scientific literature about this subject and the political-pedagogical projects of Brazilian public universities on this matter. Aiming to open a discussion over the historical process of Occupational Therapy in Brazililian universitities, according to the perspectives of Ministry of Education (MEC). The data were gathered through literature and documentary review on government sites as well as through the study of the political projects about Occupational Therapy from four Brazilian Universities, these being the University of São Paulo (USP), Federal University of Minas Gerais (UFMG), Federal University of Espírito Santo (UFES) and University of Brasilia (UNB). Descriptive and comparative study were conducted to compare data obtained from MEC and the adequacy of Occupational Therapy on those universities including categorization of scientific production in this area. We found eleven articles on the subject which demonstrates that scientific production on occupational therapy has been increasing, but is still weak; although the mentioned universities USP, UFMG, UFES UNB still follow internal specificities are in compliance with MEC requirements. However, it is possible to conclude that graduation focused on community service and improvements on universities, as well as technological support are needed to establish Occupational Therapy as a science and respond to the growing demand for that professional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
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