Resumo: | O curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia teve início no segundo semestre de 2008, juntamente com outros cursos da área da saúde. Pretende-se no curso de Terapia Ocupacional o uso metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O contato com a prática é introduzido gradativamente na graduação. Acredita-se que o estágio é a oportunidade do aluno se desenvolver como profissional, antes da graduação, sendo esse um marco importante. Objetivo geral: Compreender como o Estágio Curricular da Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia pode proporcionar o aprendizado, desenvolvimento e a formação profissional. Objetivos específicos: Compreender a percepção dos docentes e dos profissionais supervisores do Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional 1 e 2, sobre o desenvolvimento das competências e as habilidades necessárias do aluno para a atuação profissional e analisar a percepção dos alunos sobre as dificuldades encontradas durante o estágio. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritiva. Utilizou-se dados da pesquisa: Avaliação participativa do curso de Graduação em Terapia Ocupacional FCE/UnB: metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem para a formação profissional, edital DEG 09/2011 , questionários autoaplicáveis e documentos do curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo e a triangulação de dados. Resultados/Discussão: Segundo os alunos e os supervisores docentes e de campo, os graduandos em terapia ocupacional desenvolvem no estágio as habilidades e competências necessárias para ser o futuro profissional. Os supervisores afirmaram que os alunos muitas vezes não chegam ao campo de estágio com todo o conhecimento esperado, mas isso não interfere no desempenho no estágio. O contato com a prática e a base teórica dada pelos supervisores amplia possibilidades como futuro profissional. Conclusão: Mesmo que o curso oferecido na UnB seja novo e esteja ainda se estruturando, afirma-se que os alunos estão se desenvolvendo de forma esperada, aprendendo na prática do serviço com o seu supervisor de campo e com o docente. Os pontos negativos, como a defasagem de alguns conteúdos prévios esperados, retratados pelos alunos e supervisores, podem ser revisados e melhorados no decorrer da implementação do curso. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The course of Occupational Therapy at the University of Brasília - Faculty of Ceilândia has been implemented since the second half of 2008, along with other courses in the health area. It is intended in the Ocuppational Therapy Course the use of an active methodology participation of students in the learning process. It is believed that the internship is the student opportunity to develop as a professional before graduation, making a milestone. General Objective: Understand how the Undergraduate Internship in Occupational Therapy, School of Ceilândia can provide learning, development and training. Specific Objectives: Understand the perceptions of teachers and professional supervisors in the internship in Occupational Therapy 1 and 2, about the development of competencies and skills necessary for the student's professional performance and analyze the perceptions of the difficulties encountered during the internship. Methodology: It’s about a qualitative research study and descriptive. It was used data of the research: Participatory evaluation of the Undergraduate course in Occupational Therapy FCE / UNB: active methods and the process of teaching and learning for vocational training, DEG notice 09/2011, questionnaires self applicable and documents undergraduate of the Therapy occupational course of University of Brasilia.For treatment of the data was used the content analysis and data triangulation.Results / Discussion: According to students and faculty field supervisors, the students in occupational therapy are developing the necessary skills and competencies to be a professional future. Supervisors said that students often do not reach the training field with all the knowledge expected, but that does not interpose their performance on stage. The contact with the practice and theoretical basis given by the supervisors extending the possibilities as a professional. Conclusion: Even though the course offered at UNB, is new and is still being structured, it was said that students are developing as expected, they’re leraning into practice with their field supervisor and the instructor. The bad points such as discrepancy in some prior knowledge expected, portrayed by students and supervisors can be revised and improved during the course implementation. |