Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LyegeFariasBrandãoCortesPrado.pdf123,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBortone, Márcia Elizabeth-
dc.contributor.authorPrado, Lyege Farias Brandão Côrtes-
dc.identifier.citationPRADO, Lyege Farias Brandão Côrtes. Os gêneros textuais no livro didático. 2013. [21] f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.en
dc.description.abstractNeste artigo de caráter qualitativo, pretende-se descrever, analisar e comparar a metodologia de ensino de Língua Portuguesa como língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais e os preceitos teóricos da Linguística Sociointeracionista em dois livros didáticos de 5º ano do Ensino Fundamental, propostos pelo Ministério da Educação no Brasil, com objetivo de enriquecer a formação de profissionais habilitados em Licenciatura, de colaborar com o aprimoramento da qualidade do ensino de língua materna no país e consequentemente com a melhoria no exercício da cidadania. Para tanto, tabelas comparativas foram formuladas e excertos dos Livros, contendo questões propostas para as atividades de fixação, foram retirados a título de exemplificação e de comprovação dos dados. _______________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn this article, which has a qualitative approach, we intended to describe, analyze and compare the methodology used in schools by teachers of Portuguese as a mother language, having as focus the textual genres and the theoretical precepts of Sociointeractionist Linguistics used in two didactic books of the 5th year of Elementary School, proposed by Brazil's Education Ministry, with the objective to enrich the formation of skilled teaching professionals, and to colaborate with the upgrading of the quality of the teaching of Portuguese as a mother language, and, consequently, with the improvement of the pursuit of citizenship. To do so, comparative tables were designed and excerpts of the books, containing some proposed fixation activities, were used to exemplify and attest the data.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesaen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordEnsinoen
dc.titleOs gêneros textuais no livro didáticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-24T15:19:07Z-
dc.date.available2013-06-24T15:19:07Z-
dc.date.issued2013-06-24T15:19:07Z-
dc.date.submitted2013-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5386-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons