Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThyallyLouysedaSilvaGoncalves.pdf461,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O jovem como leitor e autor, como resgatar o prazer pela leitura e escrita
Autor(es): Gonçalves, Thyally Louyse da Silva
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Leitura
Escrita
Ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: GONÇALVES, Thyally Louyse da Silva. O jovem como leitor e autor, como resgatar o prazer pela leitura e escrita. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso surgiu baseado no projeto de iniciação científica O/A jovem leitor/a e autor/a – como resgatar o prazer pela leitura e escrita na universidade 2012, que foi motivado pela percepção de que grande parte dos alunos perde o interesse pela leitura justamente quando esta passa a ser exigida como atividade curricular, nos anos escolares finais, o que se prolonga para a experiência universitária. O objetivo da investigação desse primeiro estudo, o Pibic, foi discutir os fatores que levam alunos/as ingressantes no ensino superior a chegarem à universidade desinteressados/as pela leitura e pela escrita. Neste estudo, que dá prolongamento ao primeiro, o objetivo é fazer essa investigação com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, considerando-se para esse pressuposto os resultados da primeira pesquisa. Partiu-se do entendimento de que o afastamento da leitura no nível universitário poderia ter suas origens no ensino fundamental. Para alcançar os objetivos, foram elaborados questionários abertos acerca de leitura, aplicados a um grupo natural pré-determinado a fim de gerar dados empíricos. Os dados foram analisados de acordo com teorias de letramento (Kleiman, 1995), da importância da leitura, da escrita e da criticidade (Dias e Bessa, 2011, Freire, 1989, Pennac 2008 e Silva, 2009) e dos conceitos de leitura (Garcez, 2004, Kleiman 1999, Matencio, 2000), e tomando como método analítico a análise de conteúdo (Bardin, 1995 e Franco, 2005). Feitas as análises, os resultados contrariaram os obtidos na pesquisa que motivou esse trabalho e também seus pressupostos. Na escola pesquisada, o Centro de Ensino Médio Setor Oeste, a maioria dos estudantes participantes respondeu que passou a gostar mais de ler após o ingresso no Ensino Médio. Assim, os resultados dessa investigação podem ser úteis para se pensar em fatores que devem ser levados em consideração nas práticas de sala de aula de ensino formal de leitura, uma vez que, nesta instituição de ensino os alunos foram capazes de se interessarem pela leitura, mas em tantas outras não existe incentivo ao prazer ler.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons