Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuilhermedeMirandaClementino.pdf346,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incremento do fluxo de caixa baseado na modelagem do risco operacional
Autor(es): Clementino, Guilherme de Miranda
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Risco operacional
Avaliação de risco
Fluxo de caixa
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: CLEMENTINO, Guilherme de Miranda. Incremento do fluxo de caixa baseado na modelagem do risco operacional. 2013. 23 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Organizações estão sujeitas a riscos, sejam eles decorrentes do mercado ou da própria atividade que desempenham. Este último trata-se do risco operacional, cujos efeitos podem ser minimizados e fornecer estratégias para um melhor desempenho organizacional, desde que devidamente mensurados. Tendo isto como base, modelos de análise de risco têm sido desenvolvidos para identificar pontos a serem desenvolvidos nas empresas, de modo a quantificar os custos de cada atividade realizada na rotina de uma organização. No presente trabalho, conceitos básicos de Value at Risk (VaR), modelagem estocástica, distribuições de perdas agregadas (Loss Distribution Approach) e Capital de Giro serão discutidos, de modo a correlacionar o ajuste deste último com a necessidade de se reservar parte do lucro de uma organização para cobrir custos decorrentes de sua atividade, utilizando modelos similares aos utilizados em corretoras de seguros. A empresa a ser avaliada é do ramo de limpeza e lavanderia, sediada em Brasília-DF e possui menos de um ano no mercado. Mais especificamente, a empresa será avaliada de modo a adotar um modelo de seguro para sua atividade de limpeza, direcionando parte de seu lucro apurado para uma conta que visa antecipar ressarcimento a clientes que porventura venham a sofrer danos decorrentes da contratação do serviço.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons