Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuilhermePereiraMoura.pdf290,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Polícia militar do Distrito Federal : uma análise sociointeracional de pistas de contextualização em atividades de instrução
Autor(es): Moura, Guilherme Pereira
Orientador(es): Borges, Cibele Brandão de Oliveira
Assunto: Polícia Militar
Sociolinguística
Análise do discurso
Polícia Militar - Distrito Federal
Data de apresentação: 28-Fev-2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: MOURA, Guilherme Pereira. Polícia militar do Distrito Federal: uma análise sociointeracional de pistas de contextualização em atividades de instrução. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho investiga pistas de contextualização no contexto instrucional de ensino na Polícia Militar do DF. O centro da pesquisa é revelar quais pistas de contextualização são usadas por professor e alunos em sala de aula no curso de formação de oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, sejam elas verbais, não verbais ou supra-segmentais. A teoria que embasa esta pesquisa é a sociolinguística interacional, teoria que investiga a natureza das interações face a face intermediadas pela linguagem. A metodologia aproveita o contato da sociolinguística interacional com as disciplinas de análise da conversação e de análise do discurso para amparar as análises. Também merecem menção as contribuições da cinésica e da proxêmica para o estabelecimento de relações entre pistas verbais e não verbais. As análises estão baseadas em filmagem com transcrição de dados, recortes direcionados e exploração desses dados. Demonstra-se, nesta pesquisa, que há pistas de contextualização específicas do contexto em estudo e que o entendimento destas pistas pode aprimorar o relacionamento entre os interagentes daquele contexto. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper investigates contextualization cues in the context of education in instructional Military Police of the Federal District. The center's research is to reveal which contextualization cues are used by teacher and students in classroom training course for officers of the Military Police of the Federal District, whether verbal, nonverbal or suprasegmental. The theory behind this research is the interactional sociolinguistic theory, which investigates the nature of face to face interactions mediated by language. The methodology leverages the touch of interactional sociolinguistics with the disciplines of conversation analysis and discourse analysis to support the analyzes. Also worth mentioning the contributions of kinesics and proxemics for establishing relationships between verbal and nonverbal clues. The analyzes are based on data recording with transcript, clippings and targeted exploration of such data. It is demonstrated in this research that there contextualization cues specific context in which the study and understanding of these cues may improve the relationship between the interactors that context.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons