Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaisRegisCosta.pdf754,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos determinantes da remuneração dos executivos em instituições financeiras bancárias de capital aberto
Autor(es): Costa, Thaís Regis
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Executivos - salários
Bancos
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 21-Jun-2013
Referência: COSTA, Thaís Regis. Análise dos determinantes da remuneração dos executivos em instituições financeiras bancárias de capital aberto. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo examinou os determinantes da remuneração dos executivos das Instituições Financeiras Bancárias (IFBs) brasileiras de capital aberto, a partir de uma amostra de 12 empresas, partindo de uma série temporal de cinco anos (2007 a 2011). Para tanto, lançou mão da análise dos impactos das variáveis de: desempenho financeiro (ROA, ROE e LPA), tamanho da empresa e tamanho do quadro de diretores na remuneração dos executivos da indústria bancária, sob a hipótese de relação positiva entre as referidas variáveis e a remuneração executiva. Com base em dados colhidos na Thomson Reuters Datastream e nos Formulários de Referência emitidos pelas empresas junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), incorreu em uma análise pautada no modelo de regressão com dados em painel. Os achados atinentes ao desempenho financeiro rejeitaram a hipótese de pesquisa, tendo em vista a insignificância estatística aferida nas análises, rejeitando o papel das variáveis de performance no alinhamento de interesses principal-agente. Sobre as variáveis de tamanho da empresa e do quadro de diretores, estas convergiram com o hipotetizado, impactando positivamente na remuneração dos executivos dos bancos, sinalizando que maiores empresas, efetivamente pagam mais aos seus executivos e que maiores quadros de diretores falham ao representar os interesses do principal, sofrendo extração de renda por parte dos agentes, que se traduzem em altos salários pagos a estes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons