Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LoyaneMotaFernandes.pdf412,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A eficácia do Programa Bolsa Família : a dinâmica das tendências da desigualdade de renda antes e depois do Programa
Autor(es): Fernandes, Loyane Mota
Orientador(es): Rosano Peña, Carlos
Assunto: Programa Bolsa Família
Desigualdade social
Renda - distribuição
Processos de Markov
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 21-Jun-2013
Referência: FERNANDES, Loyane Mota. A eficácia do Programa Bolsa Família: a dinâmica das tendências da desigualdade de renda antes e depois do Programa. 2013. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Programa Bolsa Família é, atualmente, um dos maiores programas sociais do governo, pelo menos em números. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as tendências e a dinâmica dos índices de mensuração da desigualdade de renda entre os Estados brasileiros antes e depois do Programa Bolsa Família aplicando a Cadeia de Markov e o método Diferenças em Diferenças. A pesquisa de natureza descritiva utilizou-se de dados secundários dos índices Gini e Theil-T dos 27 Estados da Federação, relativos aos anos de 1999, 2003, 2005 e 2009. A aplicação do método da Cadeia de Markov apresentou resultados indicando que no período anterior ao Programa Bolsa Família, os Estados tinham tendência a convergir para os piores níveis de desigualdade e estagnarem nesta posição por décadas. Já no período após a implementação do Programa, observou-se o inverso, ou seja, os Estados apresentaram tendência a se concentrar nas classes detentoras dos melhores níveis de desigualdade. Visando comprovar ambas as tendências aplicou-se o método Diferenças em Diferenças utilizando como grupo de tratamento as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e como grupo de controle as famílias que não recebem o benefício. Pode-se concluir, a partir da pesquisa, que embora o Programa Bolsa Família não seja isoladamente uma solução para a redução da desigualdade no Brasil, nota-se a sua relevância como integrante das políticas sociais do país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons