Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelLenkowicz.pdf6,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção de Clusters : uma análise de sazonalidade de surtos de dengue nos municípios do Brasil de 2007 a 2011
Autor(es): Lewkowicz, Rafael
Orientador(es): Cançado, André Luiz Fernandes
Assunto: Análise de séries temporais
Monte Carlo, Método de
Data de apresentação: Jan-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: LEWKOWICZ, Rafael. Detecção de Clusters: uma análise de sazonalidade de surtos de dengue nos municípios do Brasil de 2007 a 2011. 2013. 58 f. il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho aqui proposto objetiva a verificaçãao e validaçãao da hipótese de sazonalidade na ocorrência de casos de dengue no território brasileiro, utilizando a estatística de varredura(Estatística Scan) proposta por Kulldor (1997) para detecção e identi caçao de clusters temporais. Os resultados apontam que existe, na maioria das vezes, uma concentração dos casos no período de janeiro a maio destes anos. Uma vez que a distribuição dessa estatística sob Ho é desconhecida, a signi cância da solução é avaliada tomando-se uma amostra sucientemente grande dessa distribuição, por meio de simulaçõoes de Monte Carlo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons