Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NayraLeiteGomes.pdf870,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Descentralização do processo gerencial de abastecimento do Hospital Regional de Ceilândia : um estudo sob a abordagem da inovação administrativa
Autor(es): Gomes, Náyra Leite
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Hospitais - administração
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: GOMES, Náyra Leite. Descentralização do processo gerencial de abastecimento do Hospital Regional de Ceilândia: um estudo sob a abordagem da inovação administrativa. 2013. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo considera a implantação do Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde (PDPAS) da Secretaria do Estado de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) como instrumento para o surgimento de inovações e tem por objetivo identificar melhorias no processo gerencial de abastecimento a partir da adoção deste programa. Trata-se de um estudo de caso, com a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, indicaram a percepção dos profissionais do HRC sobre o programa. Os dados secundários, obtidos por meio de Leis, Manuais, Decretos, entre outros, possibilitaram identificar os dados documentais sobre a motivação e implantação deste novo modelo gerencial para o ramo hospitalar. As inovações identificadas são analisadas à luz dos modelos da teoria de inovações e sob a abordagem da inovação administrativa. A análise dos dados foi norteada pelo método de análise de conteúdo. Os resultados apontam surgimento de inovações na implantação do Programa, nas rotinas e processos dos profissionais e na distribuição de insumos para todos os setores do Hospital em estudo. Possíveis explicações para os resultados são oferecidas no final do estudo, bem como indicações de pesquisas futuras sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons