Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5339
Título: | Análise dos instrumentos de gestão do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES - na gestão das universidades públicas : o caso da FACE/UnB |
Autor(es): | Sousa, Raphael Sinedino de |
Orientador(es): | Lúcio, Magda de Lima |
Assunto: | Avaliação educacional - ensino superior Universidades e faculdades - avaliação Universidades e faculdades - administração Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 8-Mar-2013 |
Data de publicação: | 20-Jun-2013 |
Referência: | SOUSA, Raphael Sinedino de. Análise dos instrumentos de gestão do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES - na gestão das universidades públicas: o caso da FACE/UnB. 2013. 40 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Instituído em 2004 como instrumento responsável pela avaliação nas instituições de ensino superior, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES- tem como uma de suas finalidades a garantia do contínuo melhoramento da educação superior no Brasil, além de uma série de inovações, em especial em sua concepção formadora; concepção formativa/ pedagógica. Melhoramento este que direta e/ou indiretamente envolve e exige dos gestores dos cursos e das instituições de ensino superior um constante aperfeiçoamento de seus processos e gestão. Também por isso, o presente trabalho resolveu analisar os instrumentos de gestão proposto pelos SINAES e identificar se de fato contribuem com a gestão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UnB – FACE/UnB – e de seus cursos. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de cada curso, os discursos foram analisados em categorias, baseadas em modelo analítico de Laurence Bardin. Os resultados colhidos foram satisfatórios e nos forneceu informações relevantes e reveladoras sobre o processo de avaliação institucional na Universidade e na FACE. Por fim, descobriu-se que a avaliação institucional e seus processos ainda estão em estágio embrionário na FACE/UnB e na Universidade de Brasília. Na FACE/UnB tais instrumentos criados para subsidiar o processo decisório dos gestores, pouco ou nada contribuem com a gestão da FACE/UnB e de seus cursos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons