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Título: Julgamento e significado de marcas : uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony
Autor(es): Lossio, Carolina Rodrigues Martins
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Marca de produtos
Computadores
Consumidores - preferência
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: LOSSIO, Carolina Rodrigues Martins. Julgamento e significado de marcas: uma análise entre computadores portáteis da Apple e Sony. 2013. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Apple e a Sony são marcas que vêm dominando o mercado de computadores portáteis por possuírem perfil inovador e prezarem pela qualidade, tecnologia avançada e durabilidade. No entanto, é interessante pesquisar qual o significado atribuído às marcas Apple e Sony e quais os tipos de julgamentos realizados por seus consumidores. Este trabalho propõe comparar estas marcas para a compra de computadores portáteis identificando os tipos de julgamentos e significados atribuídos a elas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário estruturado aplicado em 320 estudantes universitários, utilizando uma escala de julgamento e significado para análise de marcas. A pesquisa foi de natureza aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. Depois de realizadas as análises estatísticas descritivas e inferenciais, concluiu-se que em geral tanto os usuários da Apple quanto da Sony atribuem significado simbólico e utilizam os julgamentos afetivo e fragmentado para avaliarem as marcas. Foi identificado também que os usuários da Sony pareceram atribuir mais significado privado e realizar um julgamento fragmentado quando escolhem marca do que os usuários da Apple. Em contrapartida, os usuários da Apple pareceram fazer um julgamento mais afetivo do que os usuários da Sony. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o estudo sobre o comportamento dos consumidores no que diz respeito aos julgamentos e significados de marca e auxiliar estratégias de marketing e estudos sobre a fidelização de marcas, além de ajudar os profissionais de marketing a desenvolver marcas que atraiam um determinado grupo de consumidores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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