Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HevandroSoaresCorreia.pdf394,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar : um estudo de caso sobre a relação estabelecida entre os adolescentes com sobrepeso e obesidade e as aulas de educação física
Autor(es): Correia, Hevandro Soares
Orientador(es): Pimentel, Fernanda Cruvinel
Assunto: Hábitos alimentares
Educação física
Obesidade nos adolescentes
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: CORREIA, Hevandro Soares. Educação física escolar: um estudo de caso sobre a relação estabelecida entre os adolescentes com sobrepeso e obesidade e as aulas de educação física. 2012. ix, 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: A obesidade apresenta índices crescentes de incidência e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já se caracteriza como epidemia em algumas partes do mundo. Atinge não apenas adultos, mas também crianças e adolescentes, e atualmente já se propaga até mesmo em países orientais, onde tradicionalmente apresentava baixa prevalência. O trabalho tem por objetivo verificar como tem se dado a participação dos alunos com sobrepeso e obeso nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Raimundo Gabriel, cidade de Porto Nacional. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo com entrevista com professores de educação física e questionário com alunos selecionados da escola objeto da pesquisa. Verificou-se ainda que, quase dois terços dos alunos com IMC nos parâmetros de obesidade apresentaram, além do acúmulo excessivo de gordura, um elevado percentual de risco para desenvolver a síndrome metabólica. Os resultados encontrados vem reforçar a importância de considerar o contexto em vivem os adolescentes para compreender como os mesmos constroem sua conduta e o modo de agir em sociedade diante de questões vitais como saúde, educação, trabalho, lazer e outras relacionadas à qualidade de vida, e a prática atividade física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons