Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlexandraDorisRocha.pdf507,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física e violência : violência e bullyng nas aulas de educação física no ensino fundamental : um estudo de caso
Autor(es): Rocha, Alexandra Dóris
Orientador(es): Reis, André Luiz Teixeira
Assunto: Violência na escola
Bullying
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 17-Jun-2013
Referência: ROCHA, Alexandra Dóris. Educação física e violência: violência e bullyng nas aulas de educação física no ensino fundamental: um estudo de caso. 2012. 71 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os diversos tipos de violência em que o ambiente escolar e a criança estão expostos nos dias de hoje, fato este que é de suma relevância, uma vez que os direitos da criança estão sendo violados dentro e fora da escola. Vale salientar que, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de avaliar o papel do educador frente ao bullying na classe. Tem a meta de constatar se os educadores pesquisados previnem e combatem o bullying na classe e ao mesmo tempo se seus atos perante os discentes podem ou não acarretar situações propicias ao método de bullying. Para tanto buscamos apresentar conceitos sobre a violência, o bullying, sobre o papel que a família, escola e sociedade representam. Deste modo foram coletados dados de diversos autores, dados empíricos e um levantamento teórico acerca da problemática, além de um estudo de caso que será tratado através de observações e questionários. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to characterize the various types of violence in the school environment and children are exposed to these days, a fact that is of paramount importance, since children's rights are being violated in and out of school. It is worth mentioning that this course conclusion work aims to evaluate the role of the teacher in front of the bullying class. Is the goal to see if the educators surveyed prevent and combat bullying in class and at the same time if their acts before the students may or may not lead to situations conducive to the method of bullying. Therefore we present concepts about violence, bullying, about the role that family, school and society represent. Thus, data were collected from various authors, empirical data and a theoretical survey about the problem, and a case study that will be addressed through observations and questionnaires.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, Licenciatura em Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons