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https://bdm.unb.br/handle/10483/5322
Título: | Estratégias de relativização em produções escolares : uma abordagem sociolinguistica |
Autor(es): | Alves, Maria Alice de Castro |
Orientador(es): | Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza |
Assunto: | Linguística Sociolinguística Língua portuguesa - gramática |
Data de apresentação: | Out-2012 |
Data de publicação: | 7-Jun-2013 |
Referência: | ALVES, Maria Alice de Castro. Estratégias de relativização em produções escolares: uma abordagem sociolinguistica. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este artigo estuda à luz da Sociolinguística Variacionosta, a variação no uso das três estratégias relativas presentes no Português Brasileiro: a forma padrão,
preconizada pela gramática da norma culta, e as duas formas não padrão, aqui chamadas
de cortadora e copiadora. O corpus da pesquisa concentrou-se em produções escritas de alunos do 1º ano do Ensino Médio. A hipótese levantada é que, os alunos de maior prestígio social apresentariam a mesma frequência de ocorrências da estratégia não-padrão em comparação com os alunos de menor prestígio social. Para justificar a hipótese foi realizada primeiramente a análise quantitativa dos dados e realizada a distribuição das ocorrências de relativas por função sintática do pronome relativo. Tal
análise não confirmou a hipótese levantada, sendo que os alunos que gozam de menor
prestígio social apresentaram menor frequência da estratégia não-padrão em
comparação com os alunos de maior prestígio social. _______________________________________________________________________ ABSTRACT This paper studies based on Sociolinguistics Variacionosta, variation in the use of these three strategies in Brazilian Portuguese: the standard form recommended by the grammar of cultural norms, and the two non-standard forms, here
called cutter and copier. The corpus of research focused on written productions of students of 1st year of high school. The hypothesis is that students of higher social prestige would present the same frequency of occurrences of non-standard strategy in
comparison with students from lower social prestige. To justify the assumption was made in first quantitative analysis of the data and performed the distribution of the
occurrences related by syntactic function of the relative pronoun. This analysis did not confirmed the hypothesis. Students of lower social standing had a lower frequency of non-standard strategy in comparison with students of higher social prestige. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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