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Título: Memória : a formação do assentamento Antônio Conselheiro - MT
Autor(es): Alves, Angela Cristina
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Reck, Jair
Assunto: Memória
Análise do discurso
Assentamentos humanos
Posse da terra
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 7-Jun-2013
Referência: ALVES, Angela Cristina. Memória: a formação do assentamento Antônio Conselheiro - MT. 2013. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste em registrar e interpretar à luz do discurso a memória da formação do Assentamento Antônio Conselheiro - MT. Para sua realização, buscou-se como subsídio a pesquisa qualitativa para a coleta de dados. A base teórica é formada pelo estudo sobre a Análise de Discurso Crítica, pois essa nos permite discutir vários aspectos do ser social, referindo-se a possibilidade dos sujeitos construírem suas próprias identidades, que a consciência é um produto social e o será enquanto existirem seres humanos e que as ideologias são construídas nas várias dimensões das práticas discursivas para manter ou transformar as relações de dominação. Formada também pelo estudo sobre os gêneros discursivos, que têm uma variada quantidade abordagem discursiva e social, resultado da infinidade de relações sociais da vida humana, e da memória, que se constitui em um exercício de relembrar experiências passadas para aflorar não só lembranças, mas também informações para intervir no presente. O estudo mostrou que o processo de luta para a conquista da terra forma identidades e que o estudo desta memória possibilita que o contexto da realidade esteja presentes nos saberes da escola. Neste sentido este trabalho poderá contribuir na formação de professores e estudantes nas escolas do campo, tema também ressaltado neste trabalho. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is to record and interpret the light of discourse memory training Settlement Advisor Anthony - MT. For its realization, we looked for qualitative research as an aid to data collection. The theoretical basis is formed by the study of Critical Discourse Analysis, as this allows us to discuss various aspects of social being, referring to the possibility of subjects construct their own identities, that consciousness is a social product and as long as there will be humans and ideologies are constructed in various dimensions of discursive practices to maintain or transform the relations of domination. Formed also by the study of the genres that have a diverse amount discursive approach and social outcome of myriad social relations of human life, and memory, which constitutes an exercise of recalling past experiences to emerge not only memories, but information also to intervene in the present. The study showed that the struggle for the conquest of land and identities that shape the study of memory enables the context of reality is present in the knowledge of the school. In this sense this work can help in the training of teachers and students in schools in the field, also emphasized this theme work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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