Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaLuciaBatistadeSilva.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O estudo da paisagem urbana com a utilização de fotografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Maria Lúcia Batista da
Orientador(es): Pinto, Marizângela Aparecida de Bortolo
Assunto: Paisagem urbana
Geografia (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Fotografia na educação
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 7-Jun-2013
Referência: SILVA, Maria Lúcia Batista da. O estudo da paisagem urbana com a utilização de fotografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2012. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Posse-GO, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo trabalhar o conceito de paisagem urbana a partir da utilização de imagens com alunos do 6º ano do ensino fundamental. O trabalho buscou comprovar que o uso de imagens possibilita aos alunos o desenvolvimento de um conhecimento mais amplo, já que os aproxima de conteúdos teóricos do seu cotidiano. A geografia tem em seu conceito chave o estudo dos objetos e ações que juntos compõem o espaço geográfico, fato que faz desse conhecimento muito próximo da realidade dos alunos. Diante da importância do uso de novas metodologias para a construção de um ensino aprendizagem mais efetivo, principalmente no que diz respeito aos conceitos geográficos, destaca-se a paisagem urbana. Com o uso de imagens foi possível identificar aspectos ligados à evolução econômica da cidade, relacionando o patrimônio histórico e as transformações ambientais e sociais pelas quais a cidade vem passando nos últimos anos. Para a comprovação da metodologia proposta trabalhou-se com uma aula expositiva utilizando os métodos tradicionais, e outra com o mesmo conteúdo, mas utilizando a metodologia em questão. Ao final das aulas foi aplicada uma atividade na tentativa de verificar a evolução do aprendizado dos alunos a partir da utilização de imagens como recurso pedagógico. Buscou-se com isso discutir as transformações do espaço geográfico ao longo dos anos, revelando aspectos da economia e cultura local da cidade em momentos históricos diferentes. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as main objective to work the concept of urban landscape from the use of images with students in the 6th grade of elementary school. The work sought to demonstrate that the use of images enables students to develop a broader knowledge, since the theoretical approaches of their daily lives. Geography has its key concept in the study of objects and actions that together make up the geographical space, a fact that makes this knowledge very near the reality of students. Against the importance of using new methodologies for the construction of a teaching and learning more effective, especially with regard to geographical concepts, highlights the urban landscape. With the use of images was possible to identify aspects of the economic development of the city, linking the historical and environmental and social transformations for which the city has undergone in recent years. For demonstrating the proposed methodology worked with a lecture using traditional methods and another where the same content was delivered using the methodology in question. At the end of an activity classes was applied in an attempt to check the progress of student learning from the use of images as a pedagogical resource. Sought with this, discuss the transformations of geographic space over the years, revealing aspects of the local culture and economy of the city in different historical moments.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons