Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5310
Título: | Desenvolvimento de spin-offs acadêmicos : o papel da universidade na geração de novas empresas |
Autor(es): | Caldeira, Sérgio Alves |
Orientador(es): | Moreira, Marina Figueiredo |
Assunto: | Empresas novas Gestão do conhecimento nas organizações Incubadoras de empresas |
Data de apresentação: | 2-Fev-2013 |
Data de publicação: | 6-Jun-2013 |
Referência: | CALDEIRA, Sérgio Alves. Desenvolvimento de spin-offs acadêmicos: o papel da universidade na geração de novas empresas. 2013. 139 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A geração de Spin Offs Acadêmicos é a forma mais visível de transferência de conhecimento da universidade para o setor produtivo, uma vez que reforça os elos entre a ciência e a inovação, podendo ser considerado o indicador mais evidente de inovação para as universidades e institutos de pesquisa. Nesse sentido, visou-se investigar os conhecimentos tácitos e explícitos ao longo do processo de desenvolvimento de sete possíveis casos de Spin-Offs Acadêmicos da Universidade de Brasília, tratando-se de um estudo de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva de recorte transversal com o emprego de entrevistas semiestruturadas como técnica de investigação e emprego de análise de conteúdo com categorias a priori. Os resultados indicam que os conhecimentos transferidos da UnB para essas empresas, considerados como essenciais ao desenvolvimento destas, são combinados e estruturados pelos empreendedores e suas equipes com conhecimentos advindos também de outras fontes à proporção que estas ampliam suas Capacidades de Conversão de Conhecimentos (CCC) em valor econômico. Outro resultado destaca a possibilidade de existirem quatro tipos de Spin Offs Acadêmicos de acordo com o grau de participação dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na UnB. Esses tipos podem variar quanto à manutenção do vínculo com a Universidade. Nesse sentido para a Universidade é possível desenvolver estratégias para promover um maior relacionamento com cada um desse tipos de conhecimentos, propiciando maior fluxo de conhecimento entre a Universidade e Empresas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons