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Título: Desenvolvimento de spin-offs acadêmicos : o papel da universidade na geração de novas empresas
Autor(es): Caldeira, Sérgio Alves
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empresas novas
Gestão do conhecimento nas organizações
Incubadoras de empresas
Data de apresentação: 2-Fev-2013
Data de publicação: 6-Jun-2013
Referência: CALDEIRA, Sérgio Alves. Desenvolvimento de spin-offs acadêmicos: o papel da universidade na geração de novas empresas. 2013. 139 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A geração de Spin Offs Acadêmicos é a forma mais visível de transferência de conhecimento da universidade para o setor produtivo, uma vez que reforça os elos entre a ciência e a inovação, podendo ser considerado o indicador mais evidente de inovação para as universidades e institutos de pesquisa. Nesse sentido, visou-se investigar os conhecimentos tácitos e explícitos ao longo do processo de desenvolvimento de sete possíveis casos de Spin-Offs Acadêmicos da Universidade de Brasília, tratando-se de um estudo de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva de recorte transversal com o emprego de entrevistas semiestruturadas como técnica de investigação e emprego de análise de conteúdo com categorias a priori. Os resultados indicam que os conhecimentos transferidos da UnB para essas empresas, considerados como essenciais ao desenvolvimento destas, são combinados e estruturados pelos empreendedores e suas equipes com conhecimentos advindos também de outras fontes à proporção que estas ampliam suas Capacidades de Conversão de Conhecimentos (CCC) em valor econômico. Outro resultado destaca a possibilidade de existirem quatro tipos de Spin Offs Acadêmicos de acordo com o grau de participação dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na UnB. Esses tipos podem variar quanto à manutenção do vínculo com a Universidade. Nesse sentido para a Universidade é possível desenvolver estratégias para promover um maior relacionamento com cada um desse tipos de conhecimentos, propiciando maior fluxo de conhecimento entre a Universidade e Empresas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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