Título: | Como as pessoas aprendem : cérebro, mente, experiência, escola e o ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Lisboa, Regina de Freitas |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Língua portuguesa - gramática Aprendizagem cognitiva Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 6-Jun-2013 |
Referência: | LISBOA, Regina de Freitas. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência, escola e o ensino de língua portuguesa. 2013. 27 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Para promover um bom planejamento pedagógico é essencial que se conheça os processos de aprendizagem do ser humano. Motivados a obter resultados eficazes provenientes de salas de aulas reais, o Comitê de Desenvolvimento da Ciência da aprendizagem, o Comitê de pesquisa da Aprendizagem e da Prática Educacional junto a Comissão de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento e o Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos se uniram com o objetivo de ajudar professores e escolas a criarem uma ponte entre o processo de aprendizagem e as atividades concretas realizada nas escolas.
Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola visa
contribuir para a implementação de significativas mudanças de paradigmas em todas as áreas de atuação, e para que os resultados das últimas pesquisas sobre o processo de aprendizagem sejam palpáveis foi preciso analisar profundamente todas as etapas das salas de aulas reais, desde o planejamento até a avaliação.Considerando, portanto, a obra Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola, o objetivo desse estudo é apresentar um resumo da obra e desenvolver uma reflexão sobre como as propostas ali apresentadas podem ser implementadas no desenvolvimento das
habilidades em Língua Portuguesa e de gramática da Língua Portuguesa, em sala de
aula.
Assim como os pesquisadores dos comitês supracitados acreditam nos processos de aprendizagem e na sua organização efetiva, nós acreditamos que o desenvolvimento do comportamento linguístico extrapola os limites das gramáticas tradicionais (GTs) estudadas em sala de aula. Em vez disso, propomos a investigação científica desse comportamento a fim de obter melhorias nas aulas de português.O estudo abordará alguns dos principais temas explorados na obra e associará os resultados das pesquisas com problemas encontrados nas aulas de Língua Portuguesa no que diz respeito à conceituação de sujeito e regência verbal. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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