Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/5304
    
    
| Título: | Teatro de formas animadas na sala de aula :  um recurso pedagógico para o desenvolvimento do ensino de teatro | 
| Autor(es): | Lino, Elivania | 
| Orientador(es): | Gusmão, Rita de Cássia Santos Buarque de | 
| Assunto: | Atividades lúdicas Teatro na educação
 Teatro de fantoches
 | 
| Data de apresentação: | 2012 | 
| Data de publicação: | 6-Jun-2013 | 
| Referência: | LINO, Elivania. Teatro de formas animadas na sala de aula: um recurso pedagógico para o desenvolvimento do ensino de teatro. 2012. 50 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | Este trabalho aborda o teatro de formas animadas, mais especificamente o de bonecos, e  seus  elementos estíticos no contexto  social e educacional. Esta reflexão  surgiu  a partir da disciplina de “Laboratório IV”  do curso de Licenciatura em Teatro, onde pude perceber a importância deste  instrumento para o ensino e aprendizagem.  Para sua elaboração foi desenvolvido um projeto de Teatro de Bonecos na Escola Municipal Eduardo de Paiva Rezende, de  Ensino Fundamental, que teve como objetivo o ensino e a aprendizagem dos alunos quanto à socialização  e à exposição  do  pensamento  cr tico em público, bem como contribuir para vencer dificuldades de desenvolvimento de 
atividades coletivas na turma. Consta de um breve relato sobre a realidade das escolas de Cristalina, mun cipio de Goiás, a falta de professores formados na área de  arte e  reflete sobre a abordagem prática e  teórica voltada  para  a proposta  dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sobre o  ensino de Teatro. Reflete também sobre o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. 
Registra uma reflexão acerca do “boneco”  como elemento significativo para 
desenvolvimento cognitivo e como suporte  pedagógico que contribui para o 
desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa. E, por fim, sobre o gosto 
pelo teatro nas escolas de ensino fundamental. | 
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro a Distância, 2012. | 
| Aparece na Coleção: | Teatro 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    