Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElivaniaLino.pdf385,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro de formas animadas na sala de aula : um recurso pedagógico para o desenvolvimento do ensino de teatro
Autor(es): Lino, Elivania
Orientador(es): Gusmão, Rita de Cássia Santos Buarque de
Assunto: Atividades lúdicas
Teatro na educação
Teatro de fantoches
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 6-Jun-2013
Referência: LINO, Elivania. Teatro de formas animadas na sala de aula: um recurso pedagógico para o desenvolvimento do ensino de teatro. 2012. 50 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho aborda o teatro de formas animadas, mais especificamente o de bonecos, e seus elementos estíticos no contexto social e educacional. Esta reflexão surgiu a partir da disciplina de “Laboratório IV” do curso de Licenciatura em Teatro, onde pude perceber a importância deste instrumento para o ensino e aprendizagem. Para sua elaboração foi desenvolvido um projeto de Teatro de Bonecos na Escola Municipal Eduardo de Paiva Rezende, de Ensino Fundamental, que teve como objetivo o ensino e a aprendizagem dos alunos quanto à socialização e à exposição do pensamento cr tico em público, bem como contribuir para vencer dificuldades de desenvolvimento de atividades coletivas na turma. Consta de um breve relato sobre a realidade das escolas de Cristalina, mun cipio de Goiás, a falta de professores formados na área de arte e reflete sobre a abordagem prática e teórica voltada para a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sobre o ensino de Teatro. Reflete também sobre o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Registra uma reflexão acerca do “boneco” como elemento significativo para desenvolvimento cognitivo e como suporte pedagógico que contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa. E, por fim, sobre o gosto pelo teatro nas escolas de ensino fundamental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons