Resumo: | Esta pesquisa é realizada sobre os princípios qualitativos que nos permitem usar vários métodos para obter um levantamento de dados. Para este trabalho, foi realizada uma entrevista estruturada com alguns estudantes de diferentes idades entre 10 a 25 anos do Assentamento Virgilândia, localizado no município de Formosa, GO. O objetivo desta entrevista foi descobrir quais tipos de músicas circulam entre os jovens de Virgilândia e investigar se os mesmos conhecem a música sertaneja de raiz, analisar o discurso que as letras das músicas da indústria cultural exercem sobre a cultura, e verificar quais tipos de músicas a escola da comunidade trabalha. Esta análise evidencia conflito presente na sociedade imposto pela indústria cultural, que tem controlado as mentes das pessoas como outra forma fundamental de reproduzir a dominação da hegemonia, através das variações de músicas e a influência da mídia em geral. Para este estudo analítico, dos conceitos abordados, estaremos utilizando uma base teórica da pesquisa que irá conter análise do discurso, sociolinguística, cultura, violência do imaginário, indústria cultural, e educação do campo. O trabalho traz como contribuição, ainda, sugestão de projeto sobre a música a ser desenvolvido na escola do campo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This research is performed on the qualitative principles that allow us to use various methods to get a data survey. For this work, a structured interview was conducted with students of different ages between 10 to 25 years Virgilândia Settlement, located in the municipality of Formosa, Goiás. The purpose of this interview was to discover which types of songs circulating among young Virgilândia and investigate if they know the root of country music, analyze the speech that the lyrics of the cultural industry have on the culture, and examine which types of songs the school community works. This analysis highlights the conflict present in society imposed by the culture industry, which has controlled the minds of people as another way of reproducing the fundamental rule of hegemony through the variations of music and influence of media in general. For this analytical study, the concepts addressed, we will be using a theoretical basis for the research that will contain discourse analysis, sociolinguistics, culture, imaginary violence, cultural industry, and field education. The work brings a contribution also suggested project about music being developed in the school field. |