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Título: Escola Paulo Freire e Casa Digital : a requalificação dos processos educativos pelo uso de computador e internet como instrumentalização à resistência dos educandos aos processos de expulsão do campo
Autor(es): Ferreira, José Ernando Albuquerque
Orientador(es): Ferreira, Márcio
Assunto: Inclusão digital
Internet na educação
Educação do campo
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 6-Jun-2013
Referência: FERREIRA, José Ernando Albuquerque. Escola Paulo Freire e Casa Digital: a requalificação dos processos educativos pelo uso de computador e internet como instrumentalização à resistência dos educandos aos processos de expulsão do campo. 2013. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho investiga como a Casa Digital requalifica os processos educativos vivenciados na escola Paulo Freire no sentido de fortalecer a resistência dos educandos aos processos de expulsão destes sujeitos do campo. Buscam-se subsídios para realização deste trabalho, no estudo de caso, grupo focal e diário de campo voltado à qualitativa para análise de dados. O referencial teórico é formado pelo estudo de processos de inclusão digital no campo, do conceito de escola do campo e das quatro dimensões da exclusão social. Estes nos permite identificar usos de computador e internet no campo e no Brasil, o acesso à educação básica no campo, também compreender o processo de exclusão social sob o prisma da sociologia do conhecimento e ao tema inclusão digital mencionado por Corrêa (2007) e Ferreira (2009). O estudo mostrou que o uso do computador e internet mediada pela Casa Digital é um importante instrumento de contribuição para manter a permanência dos jovens no campo. Os jovens do campo, quantos da escola do campo são carentes de políticas públicas que venham fortalecer a sua permanência em seu próprio meio. Neste sentido, as tecnologias é uma importante mediadora neste processo, onde, lhes permitem realizar atividades de punhos, econômicos, cognitivos, culturais e políticos, sem que seja necessário saírem do seu próprio meio. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work investigates with the the Digital Home redevelop educational processes experienced in school Paulo Freire to strengthen the resistance of students to the processes of expelling these subject field. To seek grants for this work, the case study, focus group and field journal aimed at qualitative data analysis. The theoretical framework is formed by the study of digital inclusion processes in the field, the concept of field school and the four dimensions of social exclusion. This allows us to identify uses of computer and internet in the field and in Brazil, access to basic education in the field, also understand the process of social exclusion from the perspective of the sociology of knowledge and digital inclusion theme mentioned by Correa (2007) and Ferreira (2009). The study showed that the use of computer and internet-mediated Digital Home is an important tool to keep the contribution of young people staying on the field. The youth of the field, how the field school are poor public policy that will strengthen their stay in their own half. In this sense, technology is an important mediator in this process, where enable them to perform activities of fists, economic, cognitive, cultural and political, without having to get out of their own half.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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