Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JulianoBurquoCamilo.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transportes e segregação : uma breve contribuição para a geografia dos transportes de Brasília
Autor(es): Camelo, Juliano Berquó
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Desigualdade social
Acessibilidade
Brasília (DF) - transporte público
Brasília (DF) - planejamento urbano
Segregação socioespacial
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: CAMELO, Juliano Berquó. Transportes e segregação: uma breve contribuição para a geografia dos transportes de Brasília. 2012. xi, 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Os transportes são essenciais à dinâmica urbana, tão logo, recorte específico de diversas disciplinas, dentre elas a Geografia dos Transportes, pois, são, ao lado dos sistemas de comunicações, os responsáveis por promover os fluxos de mercadorias; pessoas e informação. Esta Monografia investiga como as ações de Políticas de Transportes por parte do Estado no Distrito Federal se constituíram e ainda se constituem como fator de manutenção da Segregação Urbana na metrópole de Brasília. Para tal, primeiramente, realizou-se uma revisão teórica sobre 1) os fundamentos da Geografia; 2) os fundamentos da Geografia dos Transportes; 3) as contribuições das escolas de Engenharia de Transportes para a delimitação do objeto Transporte e sua relação com o Planejamento Urbano. Posteriormente, realizou-se uma revisão de casos de segregação urbana e transportes em metrópoles modernas de países em desenvolvimento (Chandigarh, Accra/Tema e Ciudad Guayana), à semelhança de Brasília; e em metrópoles brasileiras planejadas (Belo Horizonte, Goiânia e Palmas), com fins de delimitar um modelo geral. Por fim, a análise do caso de Brasília a partir do seu histórico de planejamento urbano e de ações de transporte e de sua análise posterior. Os resultados desta pesquisa revelam que as condições dos Sistemas de Transportes da metrópole de Brasília são uma das consequências da Segregação Urbana, ao mesmo tempo em que as intervenções do Estado nesta área contribuem para mantê-la.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons