Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataMartinsBravoMiranda.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : diagnóstico em um órgão público brasileiro
Autor(es): Miranda, Renata Martins Bravo
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bem-estar no trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: MIRANDA, Renata Martins Bravo. Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico em um órgão público brasileiro. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob a ótica de uma amostra de servidores de um órgão público brasileiro. Adotou-se como principal referência teórica-metodológica a abordagem preventiva de QVT, a qual tem como premissa o contexto de trabalho como variável de ajuste. Essa abordagem se contrapõe àquela mais encontrada na literatura a respeito do assunto, a abordagem assistencialista de QVT, a qual considera o trabalhador como variável de ajuste. Foi aplicado o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), o qual mensura a QVT de uma organização com base em cinco dimensões: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais de Trabalho, Crescimento e Reconhecimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. Participaram da pesquisa 40 servidores. Os resultados apontaram para uma QVT classificada na zona de Bem-Estar Dominante. A dimensão de QVT mais crítica foi a Organização do Trabalho e a percebida de modo mais positivo é a Elo Trabalho-Vida Social. Os resultados apontaram quais mudanças são necessárias no contexto de trabalho. Além disso, os mesmos servem de insumo para estruturação de um Programa de QVT na organização estudada e aprofundam o conhecimento a cerca do tema QVT de viés preventivo. Ao final, foram destacados os limites do estudo e foi proposta uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons