Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelCoutinhoMachado.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre comprometimento e desempenho humano no trabalho de militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas “Dragões da Independência”
Autor(es): Machado, Rafael Coutinho
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Militares
Comprometimento organizacional
Trabalho - desempenho humano
Pessoal - avaliação
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: MACHADO, Rafael Coutinho. Análise da relação entre comprometimento e desempenho humano no trabalho de militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas “Dragões da Independência”. 2013. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo buscou verificar, empiricamente, as relações entre o comprometimento organizacional com o desempenho humano no trabalho de militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas – “Dragões da Independência”. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e correlacional. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação do instrumento de Desempenho no Trabalho e da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO), os quais apresentam evidências de precisão. Realizou-se a pesquisa com uma amostra de 306 militares. A amostra é de grande maioria masculina, com tempo médio de serviço ativo na Organização. Os dados foram analisados e categorizados com o auxílio do SPSS 20.0.0. Foi verificada a existência de correlações positivas que oscilaram entre fracas e fortes nas variáveis investigadas. A síntese desta pesquisa buscou contribuir para a revisão da literatura dos dois importantes temas da área da psicologia do trabalho – comprometimento e desempenho no trabalho – e também como base para possíveis melhorias na gestão organizacional da Unidade Militar analisada. Sugere-se, para estudos futuros, que outras variáveis de nível de contexto, tipicamente de sua estrutura organizacional, sejam investigadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons