Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5268
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AliceGomesdeAlmeida.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de artes visuais em sena madureira : uma avaliação crítica da prática docente
Autor(es): Almeida, Alice Gomes de
Orientador(es): Pena, Iara Carneiro Tabosa
Assunto: Prática de ensino - arte
Arte - estudo e ensino
Professores de arte
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: ALMEIDA, Alice Gomes de. O ensino de artes visuais em sena madureira: uma avaliação crítica da prática docente. 2012. viii, 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira, 2012.
Resumo: Este trabalho visa mostrar a situação do ensino das Artes nas escolas de Sena Madureira. A disciplina de Artes é ministrada quase cem por cento por professores que não atuam na área e não são formados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Por tanto, fez-se necessário à aplicação de questionários com os alunos e entrevistas com os professores para analisar criticamente a qualidade do ensino em nossas escolas. Houve também a observação de algumas aulas nas escolas Estaduais de Ensino Fundamental: Fontenele de Castro e Instituto Santa Juliana para através dos resultados obtidos, mostrar a situação e o conhecimento dos professores. No entanto com essas aplicações pude concluir que por mais que o professor regente se esforce, as aulas não atendem o que se é esperado da disciplina de Artes, pois sem o devido conhecimento na área de Artes, fica muito difícil conseguir resultados satisfatórios. Percebi a diferença de interesse por parte dos professores entrevistados. A professora formada em Artes que foi entrevistada domina muito bem os conteúdos e dedica-se muito para que seus alunos se encontrem na arte, proporcionando aos alunos uma aula de qualidade e de transmissão de conhecimento, o que ocasiona nos alunos a vontade de aprender sobre os conteúdos aplicados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons