Título: | O desenho nas aulas de artes : análise de práticas docentes no município de Barretos |
Autor(es): | Silva, Elaine Aparecida Chiarelli |
Orientador(es): | Cardoso, Elisandra Gewehr |
Coorientador(es): | Feres, Flávia Ramponi Serrão |
Assunto: | Prática de ensino - arte Arte - estudo e ensino Professores de arte Desenho |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 5-Jun-2013 |
Referência: | SILVA, Elaine Aparecida Chiarelli. O desenho nas aulas de artes: análise de práticas docentes no município de Barretos. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho procurou o entendimento sobre diferentes práticas docentes de
professores de artes visuais, durante a 5ª série do ensino fundamental, na cidade de
Barretos/SP. Pretendeu assim analisar a importância da aula de artes e do desenho
como instrumento na busca pela aprendizagem do aluno, em diálogo com sua
heterogeneidade. Através de pesquisa de campo realizada na rede privada e pública
do município foi possível observar as diferentes metodologias aplicadas nas escolas
da cidade. Constatou-se que a escola particular oferece melhores condições, quando
trata-se de material para trabalho e número de alunos, porém boas experiências têm
sido desenvolvidas na rede pública, que utiliza o desenho como produtor de
conhecimento, instrumento importante no desenvolvimento da criança.
Pretendeu-se com a pesquisa contribuir na observação da realidade vivida pelos
alunos de Barretos, de modo que esse trabalho sirva como instrumento para
professores na observação e implementação de técnicas bem sucedidas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study sought to understand about different teaching practices of teachers of
visual arts during the 5th grade of elementary school in the town of Barretos / SP.
Thus intended to analyze the importance of art class and drawing as a tool in the
search for student learning in dialogue with its heterogeneity. Through field research
conducted in private and public municipality was possible to observe the different
approaches taken in the city schools. It was found that the private school offers the
best conditions, when it is material for work and the number of students, but good
experiences has been developed in public, that uses drawing as a producer of
knowledge, important tool in child development.
It was intended to research, contribute to the observation of reality as experienced by
students in Barretos, so that this work will serve as a tool for teachers in observing and
implementing successful techniques. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|