Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElaineAparecidaChiarelliSilva.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenho nas aulas de artes : análise de práticas docentes no município de Barretos
Autor(es): Silva, Elaine Aparecida Chiarelli
Orientador(es): Cardoso, Elisandra Gewehr
Coorientador(es): Feres, Flávia Ramponi Serrão
Assunto: Prática de ensino - arte
Arte - estudo e ensino
Professores de arte
Desenho
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: SILVA, Elaine Aparecida Chiarelli. O desenho nas aulas de artes: análise de práticas docentes no município de Barretos. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos, 2012.
Resumo: O presente trabalho procurou o entendimento sobre diferentes práticas docentes de professores de artes visuais, durante a 5ª série do ensino fundamental, na cidade de Barretos/SP. Pretendeu assim analisar a importância da aula de artes e do desenho como instrumento na busca pela aprendizagem do aluno, em diálogo com sua heterogeneidade. Através de pesquisa de campo realizada na rede privada e pública do município foi possível observar as diferentes metodologias aplicadas nas escolas da cidade. Constatou-se que a escola particular oferece melhores condições, quando trata-se de material para trabalho e número de alunos, porém boas experiências têm sido desenvolvidas na rede pública, que utiliza o desenho como produtor de conhecimento, instrumento importante no desenvolvimento da criança. Pretendeu-se com a pesquisa contribuir na observação da realidade vivida pelos alunos de Barretos, de modo que esse trabalho sirva como instrumento para professores na observação e implementação de técnicas bem sucedidas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study sought to understand about different teaching practices of teachers of visual arts during the 5th grade of elementary school in the town of Barretos / SP. Thus intended to analyze the importance of art class and drawing as a tool in the search for student learning in dialogue with its heterogeneity. Through field research conducted in private and public municipality was possible to observe the different approaches taken in the city schools. It was found that the private school offers the best conditions, when it is material for work and the number of students, but good experiences has been developed in public, that uses drawing as a producer of knowledge, important tool in child development. It was intended to research, contribute to the observation of reality as experienced by students in Barretos, so that this work will serve as a tool for teachers in observing and implementing successful techniques.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Curso de Graduação e Licenciatura em Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons