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Título: Fatores motivacionais dos estudantes brasileiros de japonês como le
Autor(es): Albuquerque, Jackeline Mariano de
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Prática de ensino
Motivação na educação
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: ALBUQUERQUE, Jackeline Mariano de. Fatores motivacionais dos estudantes brasileiros de japonês como le. 2013. xi, 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho investiga a motivação dos alunos do curso de graduação em Letras – Japonês em ingressarem no curso e nele permanecerem. Procura-se tentar identificar o motivo pelo qual os alunos permanecem no curso de graduação em língua japonesa, sugerir como o papel do professor pode auxiliar na resolução deste problema e analisar a forma como os alunos sentem a relevância do curso para seus futuros profissionais. As pesquisas feitas por Gardner e suas técnicas de estudo da motivação auxiliaram bastante no desenvolvimento deste TCC. Além disso, os conceitos de motivação apresentados por Ricardo Schütz e as hipóteses de Krashen serviram de fundamentação teórica para esta pesquisa. Através de questionários, entrevistas semiestruturadas e observações de aula, os dados da pesquisa foram coletados. A motivação indireta impulsiona o aluno em direção ao objetivo intermediário, é utilizada como forma de adquirir um objetivo maior que vai além somente aprender a língua. Percebeu-se que grande parte dos alunos pretende utilizar o japonês profissionalmente, seja para lecionar, seja para trabalhar como tradutor ou na área diplomática, colocando em prática essa característica da motivação indireta (ou instrumental). Há ainda aqueles que não pretendem utilizar o japonês em seu futuro profissional, mas sentem-se interessado por aspectos culturais e literários e estudam a língua japonesa para alcançar seu objetivo de forma a satisfazer sua necessidade, caracterizando, assim, a motivação direta. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper investigates the motivation of students in undergraduate Japanese Language enrolling in the course and stay on it. I try to identify the reason why the students remain in the Japanese Undergraduate Course, suggest how the role of the teacher can help to solve this problem and analyze the way the students fell the relevancy of the Undergraduate Course to their professionals career. The researches done by Gardner and his motivation techniques studies were plenty used in this paper. Besides, the motivation concepts presented by Ricardo Schütz and Stephen Krashen's Theory of Second Language acquisition were used as theoretical in this search. Using questionnaires, semi-structured interviews and classroom observations, the survey data were collected. The indirect motivation boosts students toward a intermediate objective, and is used as a way to acquire a large porpoise that goes beyond just learning the langaue. I could realize that a huge part of the students intend to use the Japanese language professionally, as a teacher, as a translator or as a diplomat putting in practice this indirect motivation (or instrumental motivation). There are also those who don’t intend to use the Japanese professionally, but feel interested in literary and cultural aspects and study the Japanese language to achieve their goals to fulfill their need, characterizing the direct motivation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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