Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5261
Título: | A dislexia e a linguagem com foco na leitura e produção textual |
Autor(es): | Veras, Fernanda de Carvalho |
Orientador(es): | Naves, Rozana Reigota |
Coorientador(es): | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto: | Distúrbios da linguagem Dislexia |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 4-Jun-2013 |
Referência: | VERAS, Fernanda de Carvalho. A dislexia e a linguagem com foco na leitura e produção textual. 2013. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente Projeto de Conclusão de Curso consiste em uma abordagem do distúrbio Dislexia e suas implicações na aquisição da linguagem escrita. No primeiro capítulo é feita uma análise mais clínica e específica, a fim de descrever os sintomas, diferenciar os subtipos e situar o leitor na problemática em questão. O segundo capítulo, mais relacionado à linguagem, explora
estudos gerais, tanto nas manifestações orais, quanto escritas. Neste capítulo,
a dislexia é associada à linguagem, enfatizando a dificuldade do disléxico em
adquirir a linguagem escrita. Para encerrar, o último capítulo sugere intervenções e apresenta uma pequena pesquisa, comprovando o despreparo dos professores diante das dificuldades específicas de um aluno disléxico. O objetivo do trabalho é oferecer suporte aos professores e esclarecer possíveis dúvidas para lidar com o aprendizado e a correção de textos escritos por alunos que possuem dislexia. _______________________________________________________________________ ABSTRACT This project of research consists in an approach to Dyslexia e the difficulties
itcauses in written language acquisition. In the first chapter a clinical and
specificanalysis is done in order to describe the symptoms, sotr out the
different kindsof dyslexia and introduce to the reader to the problem in
question. The second chapter is more related to language, and explores general studies on thesubjects of oral manifestations of language, as well as written. In this chapter, dyslexia is relates to language, with emphasis in the dyslexic person'sdifficulties in learning how to write. Closing, the last chapter
makes suggestionson possible interventions nad presentas a small field research which proves thelack of preparation of theachers in general while facing the difficulties of adyslexic student. The aim of the paper is to offer support to teachers and clarifypossible doubts in dealing with the
apprenticeship and the correction of textswritten by dyslexic students. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons