Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaCostaRabelloMendes.pdf152,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos : uma abordagem gerativa
Autor(es): Mendes, Camila Costa Rabello
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - adjetivo
Língua portuguesa - substantivo
Livros didáticos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: MENDES, Camila Costa Rabello. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos: uma abordagem gerativa. 2013. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este artigo pretende mostrar como pressupostos gerativistas podem ser utilizados para contribuir para uma abordagem mais reflexiva da gramática em sala de aula, a partir da competência e do conhecimento prévio do aluno, por exemplo. Como fundamentação, serão analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, doravante PCNs, pois estes apresentam trechos que corroboram os conceitos em questão. Além disso, as classes de palavras, especificamente as classes do substantivo e do adjetivo, foram escolhidas como tema a ser analisado, para mostrar como os pressupostos defendidos aqui podem ser aplicados no ensino. Essa escolha se deve às problemáticas na identificação e distinção dessas duas classes, o que proporciona material para reflexões e discussões em sala.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons