Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5259
Título: | O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos : uma abordagem gerativa |
Autor(es): | Mendes, Camila Costa Rabello |
Orientador(es): | Vicente, Helena da Silva Guerra |
Assunto: | Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - adjetivo Língua portuguesa - substantivo Livros didáticos |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 4-Jun-2013 |
Referência: | MENDES, Camila Costa Rabello. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos: uma abordagem gerativa. 2013. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este artigo pretende mostrar como pressupostos gerativistas podem ser utilizados para contribuir para uma abordagem mais reflexiva da gramática em sala de aula, a partir da
competência e do conhecimento prévio do aluno, por exemplo. Como fundamentação, serão analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, doravante PCNs, pois estes apresentam trechos que corroboram os conceitos em questão. Além disso, as classes
de palavras, especificamente as classes do substantivo e do adjetivo, foram escolhidas como tema a ser analisado, para mostrar como os pressupostos defendidos aqui podem ser aplicados no ensino. Essa escolha se deve às problemáticas na identificação e distinção dessas duas classes, o que proporciona material para reflexões e discussões em sala. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons