Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JéssicaSilvaBorges.pdf311,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar da variação linguística nas gramáticas tradicionais e modernas : um estudo sociolinguístico-construtivo
Autor(es): Borges, Jéssica Silva
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Sousa
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - regência
Concordância verbal
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: BORGES, Jéssica Silva. O lugar da variação linguística nas gramáticas tradicionais e modernas: um estudo sociolinguístico-construtivo. 2012. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo trata da abordagem assumida pelas Gramáticas Normativas e Descritivas sobre os fenômenos da Concordância e Regência Verbal. O objetivo principal é observar como as Gramáticas Normativas e as Gramáticas Descritivas tratam os traços graduais da Concordância e da Regência Verbal, tendo os estudos sociolinguísticos como base para comparação entre essas duas tipologias de gramáticas. A metodologia empregada na coleta dos dados foi a da sociolinguística, na análise foi a interpretativista de base comparativa e o arcabouço teórico encontra-se na Sociolinguística Variacionista de Labov. Chegou-se a conclusão de que as variações linguísticas fazem parte da abordagem das Gramáticas Descritivas, enquanto nas Gramáticas Normativas as variações pouco aparecem e quando surgem é com resalvas de caráter estilístico de uso exclusivo de escritores renomados sendo desaconselhável a reprodução desses usos pelo estudante de nível fundamental e médio. Como consequência dessa abordagem adotada pelas Gramáticas Normativas, tem-se o aspecto normativista do ensino de Gramática que não gera nenhum conhecimento sobre os processos morfossintáticos cognitivos da língua nem reflexões sobre as variedades linguísticas e suas aplicações nas mais diversas situações e contextos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons