Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaCarolinaBarbosaRego.pdf653,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de competências de advogados em um escritório de advocacia do Distrito Federal
Autor(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Gestão por competências
Advogados
Competências individuais
Competências organizacionais
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: RÊGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de advogados em um escritório de advocacia do Distrito Federal. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho buscou identificar, empiricamente, as competências profissionais necessárias para um advogado desempenhar suas atividades em um escritório de advocacia com sede no Distrito Federal. A Organização estudada atua no setor de infraestrutura, uma área muito específica do Direito. A pesquisa constituiu em coleta documental, entrevistas coletivas e a aplicação de questionários pelo método Delphi para validar as descrições. Participaram deste estudo 6 advogados e 3 sócios da Empresa estudada. Foram identificadas 16 competências profissionais, divididas em 4 categorias, que, então, foram validadas pelos participantes. O método Delphi tem como propósito obter o consenso de especialistas sobre determinado assunto, promovendo a convergência de opiniões e preservando o anonimato dos participantes. Após aplicação do questionário foi realizado um grupo focal para eles discutirem os pontos de discordância. Os participantes sugeriram mudanças em 7 competências, que foram reescritas. Um novo questionário, contendo as adaptações necessárias, foi aplicado e o consenso atingido. Os resultados obtidos permitem que os gestores do escritório identifiquem as lacunas de desempenho dos advogados, concentrando seus recursos em ações que contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais e a diferenciação da Organização no mercado. O presente estudo buscou contribuir para a escassa literatura específica de estudos empíricos que abordam o mapeamento de competências no âmbito de escritórios de advocacia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons