Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroHenriquedeAndradeCorrea.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação tecnológica na gestão pública brasileira : o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal
Autor(es): Corrêa, Pedro Henrique de Andrade
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Administração pública
Inovações tecnológicas
Governo eletrônico
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: CORRÊA, Pedro Henrique de Andrade. Inovação tecnológica na gestão pública brasileira: o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal. 2013. [91] f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A inovação, no âmbito do setor público, tem sido cada vez mais objeto de estudo para compreender os mecanismos que atuam nesse contexto e como ele é diferente da situação que ocorre no setor privado. Esse trabalho busca compreender como ocorre a adoção de uma inovação tecnológica dentro do cenário do setor público brasileiro. A inovação escolhida foi o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – SICONV, que é um sistema que tem por objetivo contribuir para o acompanhamento e fiscalização de convênios firmados com o governo federal. Para alcançar os objetivos da pesquisa, fez-se necessário analisar as fases de implementação, execução e avaliação dessa inovação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com os servidores da Coordenação-Geral de prestação de Contas de Convênios – CGCONV do Ministério da Integração nacional. Para análise dos resultados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, tendo como plataforma de suporte o software para análise de dados qualitativos, o NVivo 9. Por meio dessa análise foi possível identificar alguns resultados que apontam caminhos possíveis de serem seguidos para melhorar o processo de implementação do SICONV. Foi identificado que, conforme a Teoria de Adoção da Tecnologia, os usuários estão adaptando a tecnologia de maneira a manter e fortalecer procedimentos já institucionalizados. Também foi possível identificar que o capital social dos usuários do sistema exerce influência considerável na forma com que a tecnologia tem sido adotada. Além disso, ficou clara a necessidade da Administração Federal criar mecanismos para incentivar e fortalecer a criação de redes entre ela e os municípios, para melhor aproveitamento da inovação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons