Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NathaliaAlvesSousadaCosta.pdf4,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidências de bolhas no mercado imobiliário do Distrito Federal
Autor(es): Costa, Nathália Alves Sousa da
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Mercado imobiliário - Distrito Federal (Brasil)
Investimentos imobiliários
Mercado imobiliário - preços
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: COSTA, Nathália Alves Sousa da. Evidências de bolhas no mercado imobiliário do Distrito Federal. 2013. [138] f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a possibilidade de bolha no mercado imobiliário do Distrito Federal. Para tanto, foram analisados diversos fatos históricos, desde a tulipmania até um mais recente caso de bolha no mercado imobiliário dos Estados Unidos em 2007. Além disso, foram expostas diversas abordagens sobre bolhas, bem como diferentes metodologias de detecção das mesmas. Diante disso, estudouse e empregou-se uma metodologia para detecção de bolhas Log Periodic Power Law – LPPL. De maneira geral, os resultados apontam para ausência de bolha na maioria das Regiões Administrativas estudadas. De maneira específica, as Regiões Administrativas que apresentaram indícios de bolha no mercado imobiliário foram: Estrutural e Zona Industrial; Paranoá; Lago Norte; São Sebastião; Lago Sul e Brazlândia. Conclui-se para as altas dos preços que as atuais políticas públicas, fiscais e monetárias são, muitas vezes, inflacionárias e aumentam o custo de vida do Brasil como um todo. Nas localidades com indícios de bolha, a expansão urbana, o aumento acentuado de construções de condomínios e políticas de estímulo ao crédito são fatores que podem ser responsáveis pelo surgimento da bolha.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons