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Título: Descarte de embalagens de cosméticos : um estudo com os consumidores de Brasília
Autor(es): Arake, Fabiana Hiromi Couto de Oliveira
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Consumidores - atitudes
Eliminação de resíduos
Embalagens
Comportamento do consumidor
Consciência ambiental
Data de apresentação: 28-Fev-2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: ARAKE, Fabiana Hiromi Couto de Oliveira. Descarte de embalagens de cosméticos: um estudo com os consumidores de Brasília. 2013. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A crescente consciência ambiental da população exige das empresas de cosméticos, uma das indústrias que mais crescem no país, o melhor conhecimento de seus clientes para assim implementar políticas de retorno e reciclagem das embalagens. Como resultado, pode-se citar a melhor imagem, a redução dos custos de produção e maior competitividade da organização. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever o comportamento declarado de descarte de embalagens de cosméticos por seus consumidores no que tange às suas preocupações com o meio ambiente. Para tanto, fez-se uma pesquisa quantitativa com 328 consumidores de cosméticos de Brasília questionando-os sobre seus comportamentos de descarte, suas atitudes ambientais e suas características sóciodemográficas (sexo, idade, classe social e escolaridade). Análises inferenciais e descritivas foram feitas e tiveram como resultado a boa explicação do descarte consciente pela atitude ambiental, e a relação positiva, porém não significativa, entre o descarte consciente e atitudes ambientais e pessoas mais velhas, níveis maiores de escolaridade, classes sociais mais altas, e com o sexo feminino. Pode-se observar também que em geral as pessoas são ambientalmente conscientes e praticam comportamentos verdes do dia a dia, mas tendem a não praticar comportamentos de reciclagem com tanta frequência. O trabalho contribuiu para a produção científica na área de Marketing e afins, uma vez que a escala de descarte de cosméticos foi validada, e contribuiu também para as organizações, visto que os resultados podem servir de base para a criação de campanhas de Marketing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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