Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5221
Título: | A educação ambiental no 5º ano do ensino fundamental e o desafio do educador da área de geografia em promover mudanças em relação ao consumo diante da formação da consciência ecológica para o desenvolvimento sustentável |
Autor(es): | Bonini, Rosilene Maria Adriano |
Orientador(es): | Granemann, Gladis Lúcia Maddalozzo |
Assunto: | Educação ambiental Consumidores infantis Sociedade de consumo |
Data de apresentação: | 15-Dez-2012 |
Data de publicação: | 29-Mai-2013 |
Referência: | BONINI, Rosilene Maria Adriano. A educação ambiental no 5º ano do ensino fundamental e o desafio do educador da área de geografia em promover mudanças em relação ao consumo diante da formação da consciência ecológica para o desenvolvimento sustentável. 2012. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo entender o comportamento das crianças frente ao padrão de consumo e comportamento ambiental visando conscientizá-las através da educação escolar a respeito de um comportamento ecologicamente correto. Para tanto foi aplicado um questionário sobre as questões que demonstravam a atitude dos alunos perante o uso dos recursos naturais. Esse questionário foi aplicado em duas escolas diferentes, uma de zona rural e outra de zona urbana. Comparando-se as respostas não foram percebidas na maioria das vezes grandes diferenças entre ambas, com algumas exceções. Os resultados mostraram que apesar de muitas crianças apresentarem um comportamento adequado, muitas ainda dependem de um trabalho de conscientização por parte do educador que deverá expor sobre o assunto mais profundamente com o objetivo de conscientizá-las sobre seus atos perante o ambiente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons