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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorSilva, Johny Pereira da-
dc.identifier.citationSILVA, Johny Pereira da. Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico em uma agência do Banco do Brasil. 2013. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral realizar um diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma agência do Banco do Brasil em Brasília (DF). A abordagem de QVT adotada é a preventiva, que ela foca os fatores de bem-estar e mal-estar presentes no contexto de trabalho, se diferindo do enfoque assistencialista, que entende o trabalhador como variável de ajuste. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. A amostra foi de 42 colaboradores, sendo composta por funcionários do quadro permanente, estagiários e prestadores de serviço. O instrumento de pesquisa utilizado foi o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), já validado psicometricamente no Brasil. O instrumento avaliou cinco dimensões que compõem a QVT, segundo o enfoque preventivo: Condições no Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-Profissionais, Reconhecimento e Crescimento Pessoal e Elo Trabalho-Vida Social. O questionário contém 59 itens associados a uma escala do tipo Likert de concordância com 11 pontos, onde 0 = discordo e 10 = concordo; 4 perguntas abertas também compõem o questionário. Após o tratamento dos dados obtidos, pôde-se estabelecer um diagnóstico detalhado sobre a percepção de QVT na Agência. Os resultados encontrados não apresentaram relação com a abordagem assistencialista de QVT. O diagnóstico levantado na Agência mostrou que a nível global, a Agência possui uma avaliação positiva de QVT com média de 6,10 e desvio-padrão de 0,91. Este estudo contribui para o aumento de pesquisas de QVT de viés preventivo, haja visto que são incipientes os estudos nas áreas de Administração com este enfoque. Os resultados encontrados visam à consolidação de fatores positivos relacionados à QVT e também o enfrentamento de possíveis variáveis que podem caracterizar negativamente a qualidade de vida no contexto de trabalho estudado. Neste sentido, com as ações propostas nesta pesquisa e após o diagnóstico levantado, é preciso que o banco com a mobilização de todos os funcionários e áreas da organização trabalhem minuciosamente na criação e implantação de um programa de QVT que seja adaptável à realidade da agência pesquisada. Espera-se que a agência melhore os resultados apresentados avaliados negativamente como foi o caso do fator Organização do Trabalho com média de 3,45 e desvio padrão de 1,33. Mas, também, a satisfação, o bem-estar e a condição de vida dos trabalhadores em seu contexto laboral.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhoen
dc.subject.keywordBem-estar no trabalhoen
dc.subject.keywordBanco do Brasilen
dc.titleQualidade de vida no trabalho : diagnóstico em uma agência do Banco do Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-05-29T10:44:23Z-
dc.date.available2013-05-29T10:44:23Z-
dc.date.issued2013-05-29T10:44:23Z-
dc.date.submitted2013-03-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5218-
dc.language.isoPortuguêsen
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