Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaianaMeloFreitas.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação do marketing social com o planejamento de políticas públicas : um estudo de caso da Política Nacional de Transplantes
Autor(es): Freitas, Laiana Melo de
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Marketing social
Políticas públicas
Transplante de órgãos, tecidos, etc.
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: FREITAS, Laiana Melo de. A relação do marketing social com o planejamento de políticas públicas: um estudo de caso da Política Nacional de Transplantes. 2013. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O contexto de problemas recorrentes no Brasil demanda ações governamentais que objetivem proporcionar o bem estar da população. O marketing social no mesmo sentido direciona esforços para influenciar mudanças de comportamentos que promovam benefícios aos indivíduos e para sociedade em que estão inseridos. Dessa forma este trabalho buscou conhecer a relação do marketing social com o planejamento de políticas públicas. Inicialmente foi feita a comparação de dois modelos, referente a cada uma das áreas. Em seguida foi realizado estudo de caso a cerca da Política Nacional de Transplantes. A análise do caso permitiu perceber que mesmo após quinze anos de atuação, há um grande índice de pessoas que se declaram doadores potenciais, porém não comunicam seu desejo as suas famílias. Foi concluído que o marketing social representa uma importante ferramenta estratégica para planejamento de projetos oriundos da Política Nacional de Transplantes. Porém também foi identificado um impasse burocrático devido ao fato de que o planejamento da Política Nacional de Transplantes estar vinculado ao Plano Plurianual bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons