Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5200
Título: | A arte do desencontro : o ensino de teatro em uma escola de ensino médio de Brasília |
Autor(es): | Oliveira, Rogério Luiz de |
Orientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Arte na educação Teatro na educação |
Data de apresentação: | Abr-2013 |
Data de publicação: | 28-Mai-2013 |
Referência: | OLIVEIRA, Rogério Luiz de. A arte do desencontro: o ensino de teatro em uma escola de ensino médio de Brasília. 2013. 36 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | No primeiro capítulo, a autora cruza dados da história da educação, da história do teatro brasileiro e da história da arte-educação no Brasil para reconstituir o processo de consolidação do teatro como matéria escolar, um processo que ainda segue, tão longe está do apropriado. Em seguida, no segundo capítulo, escreve sobre as inovações metodológicas do ensino de teatro que, tendo surgido nas últimas três décadas em que foi intensa a discussão política e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre a arte-educação, afetou a legislação e o discurso oficial sobre teatro nas escolas, mas não atingiu significativamente a prática de ensino. E é da prática de ensino que a autora trata no terceiro capítulo. Nele relata suas experiências nos Estágios Supervisionados e as analisa, procurando saber qual a relação dessa prática com os parâmetros curriculares e como ela concorre para que se efetive a contribuição das artes cênicas prevista para o ensino. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons