Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsraeldeOliveiraLeite.pdf705,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição dos processos gerenciais para o alinhamento estratégico : um estudo em empresas juniores
Autor(es): Leite, Israel de Oliveira
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Administração estratégica
Alinhamento organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: LEITE, Israel de Oliveira. Contribuição dos processos gerenciais para o alinhamento estratégico: um estudo em empresas juniores. 2013. 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Na realidade das organizações contemporâneas, é cada vez mais difícil alcançar vantagem competitiva no mercado. Dessa maneira, seus gestores buscam planejar o futuro de suas organizações estabelecendo estratégias. Entretanto, na formulação e implementação da estratégia, os gestores enfrentam desafios como compreender adequadamente o ambiente em que a organização está inserida, e mobilizar internamente seus recursos para executá-la. Dentre os recursos da organização, a literatura trabalha o conceito de processos gerenciais, que são processos cuja execução influencia, primariamente, o desempenho futuro das organizações. Essa pesquisa buscou verificar como os processos gerenciais contribuem para o alinhamento estratégico em empresas juniores. As empresas juniores são associações civis sem fins educacionais geridas por alunos de graduação de universidades. Para alcançar o objetivo, foi realizado um estudo de caso múltiplo, com a participação de nove gestores de empresas juniores, sendo três de cada uma das três regiões pesquisadas: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os resultados da pesquisa mostraram que as empresas possuem vários processos gerenciais em comum, diferindo em sua execução. Além disso, chegou-se à conclusão de que muitos desses processos possuem interfaces, sendo vários deles componentes de processos gerenciais mais amplos. Por fim, foi identificado que os processos que mais contribuem para o alinhamento estratégico nas empresas são os processos de Gestão de Desempenho, Estratégia e Planejamento e Alocação de Recursos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons