Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandoSantosPinheiro.pdf632,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes da competitividade internacional da indústria de construção pesada brasileira
Autor(es): Pinheiro, Fernando Santos
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Concorrência internacional
Vantagem competitiva
Construção civil
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: PINHEIRO, Fernando Santos. Determinantes da competitividade internacional da indústria de construção pesada brasileira. 2013. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho objetiva mapear os determinantes da competitividade do setor de construção pesada brasileira no âmbito internacional. Como teoria base, é aplicado o modelo do “diamante” da vantagem competitiva nacional de Porter (1990) que postula que fatores domésticos influenciam na competitividade de indústrias de um país internacionalmente. Considerou-se necessária também a revisão das principais teorias sobre competitividade internacional. A pesquisa se configura como um estudo de caso com delineamento descritivo e recorte temporal transversal, onde buscou-se coletar informações com especialistas de dois públicos diferentes: instituições de suporte setorial e construtoras brasileiras com presença internacional. Para tanto criou-se dois tipos de questionários para realização de entrevista semiestruturada. Em adição foram coletados dados de pesquisa secundários Por fim, foi realizada uma análise de conteúdo de forma a comparar os dados levantados. Como resultado de pesquisa foi possível apontar entre outros achados que (1) a indústria de construção pesada brasileira apresenta condicionantes de competitividade em relação ao preço devido a fatores como mão de obra barata, gestão financeira das construtoras e crédito para exportação de serviços; (2) as construtoras brasileiras estão preparadas para mercados emergentes devido a demanda prenunciadora (PORTER, 1990) frente a esses mercados e, por fim, (3) que o Governo apresenta maior influência na competitividade do objeto de estudo que Porter (1990) inicialmente argumenta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons