Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaMachadoMalvar.pdf523,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística reversa de embalagens retornáveis em uma empresa de refrigerantes do DF
Autor(es): Malvar, Gabriela Machado
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Auditoria ambiental
Embalagens
Bebidas - indústria
Logística empresarial
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: MALVAR, Gabriela Machado. Logística reversa de embalagens retornáveis em uma empresa de refrigerantes do DF. 2013. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A logística reversa vem tomando força acadêmica e prática ao longo dos anos, devido à crescente preocupação ambiental e legislações que visam regular esta atividade, como é o caso da recente sanção da Lei 12.305/10. Entretanto, observase uma defasagem na bibliografia no que diz respeito a estudos com enfoque nos resultados financeiros e/ou econômicos da logística reversa. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral identificar a adoção da logística reversa de embalagens retornáveis e a existência de valores gerados com suas atividades em uma empresa do ramo de fabricação, distribuição e comércio atacadista de refrigerantes no Distrito Federal. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, cujo procedimento técnico foi, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semi-estruturada com os responsáveis pelas áreas de logística, produção e financeira; a análise documental e também a observação direta. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise categorial temática. Os resultados obtidos foram analisados de modo a atender cada objetivo específico definido. Desta forma, primeiramente, foi realizado um mapeamento dos processos logísticos reversos da organização, identificadas as áreas organizacionais participantes, identificado o principal motivo e dificuldade na adoção da logística reversa de embalagens retornáveis, e também foram identificados alguns valores movimentados pela logística reversa, sendo identificados os percentuais de receitas, gastos e quais ativos ambientais eram destinados a esta atividade, sendo que os passivos ambientais não foram identificados tendo em vista limitações da pesquisa quanto à disponibilidade de informações. Portanto, verificou-se que a empresa realiza o processo de logística reversa de embalagens retornáveis, e que o principal motivo para a sua adoção é estratégico. Além disso, identificou-se que a empresa não faz a mensuração e contabilização distinta dos valores movimentados pela logística reversa, possuindo informações isoladas e não acuradas, desta forma sugeriu-se à empresa que, as mensurações contábeis sejam realizadas por meio das demonstrações contábeis ambientais, pois isso geraria diversas vantagens dentre elas: i) a empresa evidenciaria sua responsabilidade ambiental e beneficiaria sua imagem corporativa; ii) teria elementos mais confiáveis para a tomada de decisões no que se refere à logística reversa e; iii) cumpriria o disposto da PNRS no que se refere à prestação de contas ao Poder Público quanto às iniciativas e valores movimentados pela logística reversa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons