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Título: Geografia e ensino : necessidade de um contradiscurso
Autor(es): Máfei, Ádamo Pires
Orientador(es): Sales, Marli
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Prática de ensino - geografia
Professores e alunos
Data de apresentação: 4-Out-2012
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: MÁFEI, Ádamo Pires. Geografia e ensino: necessidade de um contradiscurso. 2012. 142 f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A situação de crise por qual tem passado a Geografia Escolar é discutida por relevante literatura, da qual se inclui autores como Antônio Carlos Castrogiovanni, William Vesentini, Vânia Vlach, Lana de Souza Cavalcanti, Helena Copetti Callai, Rafael Straforini, dentre outros. O objetivo do presente trabalho é analisar e discutir, à luz dessa bibliografia especializada e de pesquisa de campo, as razões da crise que os autores acreditam existir no ensino de Geografia nas escolas. Também pretendemos, em nossas discussões, indicar, por meio da contribuição teórica de diversos autores que tratam da temática da Geografia Escolar, objetivos, conteúdos e estratégias que melhor se ajustem ao ensino dessa disciplina. Orientados por essa metodologia, identificamos que, de fato, a prática de ensino de Geografia nas escolas precisa ser repensada. Faz-se necessário construirmos um contradiscurso para o ensino de Geografia nas escolas. Isso porque, conforme evidenciamos neste trabalho, o ensino de Geografia tem um potencial significativo na formação de vida dos alunos, ao ter a função de esclarecê-los de suas condições de cidadãos. Para que o professor cumpra com essa função atribuída ao ensino de Geografia, é necessário que ele adote procedimentos criativos e vivos em suas aulas. Conforme demonstramos neste trabalho, a adoção desses procedimentos pode ser alcançada através de uma concepção pedagógica baseada na união da Geografia Crítica com o Socioconstrutivismo. Contudo, a existência daquilo que neste trabalho chamamos de peso da cultura das escolas, condições de infraestrutura das escolas e cultura dominante nos cursos de formação de professores de Geografia agem impedindo que o professor de Geografia adote procedimentos criativos e vivos em suas aulas. Nesse sentido, devido à existência desse contexto limitador, é o paradigma tradicional que encontramos nas aulas de Geografia. Portanto, o papel formativo da Geografia Escolar, alcançado pela intermediação pedagógica do professor, não tem se efetivado nas aulas de Geografia. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The crisis which the Geography teaching has passed through has been discussed by relevant bibliography, which includes authors such as Antônio Carlos Castrogiovanni, William Vesentini, Vânia Vlach, Lana de Souza Cavalcanti, Helena Copetti Callai, Rafael Straforini, among others. The purpose of this work is to analyze and discuss based on skilled bibliography and researching camp the reasons of the crisis that the authors believe to exist in Geography teaching at schools. We also intend in our discussions to point out purposes, contents and strategies that fit better with teaching of Geography through the views of many authors who speak about that topic. Guided by that methodology we recognized that, in fact, the experience in Geography teaching at schools needs to be reconsidered. It makes necessary to promote a counter discourse about the Geography teaching at schools. It’s because, as we make it clear in this work, the Geography teaching has an expressive potential to form the students as citizens. In order to fulfill this function designated to the Educational Geography teachers ought to use creative and living procedures in their lessons. As we give evidences in this work, the adoption of these procedures can be achieved through the pedagogical conception based on a connection between the Critical Geography with Social Constructivism. However, the existence of what in this work we call weigh of the culture at the schools, infrastructure conditions of the schools and dominant culture in training courses for Geography teachers prevent the adoption of creative and living procedures by the teachers in their classes. In this way, due to the existence of this limited context, what we find in Geography classes is the traditional paradigm. Therefore, the formative role of the Educational Geography, reached by the pedagogical intervention of the teacher, has not been effected in Geography lessons.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
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