Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LaísCampeloVieiraCorrêa.pdf358,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro negro de Antônio Callado : peculiaridades na representação do homem negro
Autor(es): Corrêa, Laís Campelo Vieira
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Teatro
Negros nas artes cênicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: CORRÊA, Laís Campelo Vieira. O teatro negro de Antônio Callado: peculiaridades na representação do homem negro. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a representação dos protagonistas negros no teatro de Antônio Callado, dedicando-se mais propriamente às peças Pedro Mico e A Revolta da Cachaça. Embora os protagonistas, Ambrósio e Pedro Mico, pareçam estar inseridos em contextos sociais distintos, ambos encontram-se fora do eixo de prestígio, conscientes ou não desta situação. Esta consciência de marginalidade interfere na forma como veem o espaço que os cerca. Portador de horizontes muito mais amplos, devido à instrução que lhe foi propiciada, Ambrósio luta por se inserir numa elite que o repudia. Enquanto Pedro Mico, um malandro do morro, que vive em condições de maior exclusão, vê-se como eixo de seu ambiente restrito. Esta limitação de espaço de Pedro Mico proporciona ao personagem um conforto que Ambrósio não compartilha e, mimetizando valores e modos culturais provenientes dos brancos, vive numa condição subalterna que o frustra, levando-o a catástrofe. O que une os dois personagens é a perspectiva determinista de que uma condição étnica desprivilegiada socialmente está fadada à marginalidade e à criminalidade. Porém ambos são rendidos por uma representação infantilizada, tal qual definido por Flora Süssekind. As peças de Callado, principalmente nas obras de seu Teatro Negro, são arraigadas de valores culturais provenientes dos tipos sociais aos quais retrata, tratando, dessa forma, o negro como sujeito, ainda que de forma estereotipada em alguns momentos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the representation of black actors in the theater of Antonio Callado, devoting himself more properly to spare Pedro Mico and A Revolta da Cachaça. Although the protagonists, Ambrósio and Pedro Mico, appear to be embedded in different social contexts, both are off-axis prestige, or not aware of this situation. This awareness of marginality affect the way they see the space around them. Bearer much broader horizons, due to the education that was afforded him, Ambrósio struggles to insert an elite that repudiates. While Pedro Mico, a trickster of the hill, living in conditions of greater exclusion, it is seen as the axis of their restricted environment. This space limitation of the character Pedro Mico provides a comfort that Ambrósio does not share, and mimicking cultural values and modes from the whites, who lives in a subordinate status frustrates, leading him to disaster. What unites the two characters is a deterministic perspective that a condition is doomed socially underprivileged ethnic marginality and crime. But both are rendered by an infantilized representation, as is defined by Flora Süssekind. Callado parts, especially in the works of his Black Theatre, are rooted in cultural values from the social types which portrays, treating thus as the black guy, albeit stereotypical at times.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons