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Título: Qualidade de vida no trabalho sob a ótica preventiva : diagnóstico em uma empresa privada Alfa
Autor(es): Gomes, Danielle Vannes Ferreira
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bem-estar no trabalho
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: GOMES, Danielle Vannes Ferreira. Qualidade de vida no trabalho sob a ótica preventiva: diagnóstico em uma empresa privada Alfa. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa propôs-se a descrever as percepções de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de trabalhadores de uma Empresa privada, sediada em Brasília – DF, segundo a abordagem preventiva de QVT. Ela tem como foco atuar nos fatores que comprometem a QVT, diferentemente da abordagem assistencialista, que visa aumentar a resistência física e mental do trabalhador. O estudo é empírico, exploratório e descritivo quanto aos fins e qualitativo e quantitativo quanto à sua natureza. A amostra foi composta de 52 colaboradores. O instrumento de coleta de dados, IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), mensurou a percepção dos participantes com base em cinco fatores: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-Profissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho – Vida Social. O instrumento também continha quatro questões abertas. Após o tratamento dos dados, foi percebido que existem diferenças no que diz respeito à percepção de QVT dos trabalhadores frente à abordagem assistencialista. A média global de QVT foi positiva (valor 6,74 e desvio-padrão 1,05). O pior fator avaliado foi a organização do trabalho (valor 4,15 e desvio-padrão 0,93) e, o melhor avaliado, foi condições de trabalho (valor 8,17 e desvio-padrão 1,58). Essa pesquisa contribuiu para a construção da abordagem preventiva de QVT, por serem incipientes estudos em Administração que buscam realizar um diagnóstico centrado nessa abordagem, podendo, ainda, institucionalmente, fornecer subsídios para a melhoria do bem-estar dos colaboradores, satisfação dos usuários e clientes e otimização da produtividade organizacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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